A Motorola é uma marca que fez história na telefonia celular. Só para lembrar, ela criou o primeiro aparelho celular do mercado, o DynaTAC 8000x (outros aparelhos já existiam, mas eram para uso militar).

RIP Motorola

Meu primeiro celular foi um Motorola UltraTAC 700A, da operadora BCP hoje Escuro Claro.

Passados um tempo, e uma miríade de aparelhos passando por Nokia N95, iPhone e Galaxy S3 hoje estou feliz com um Moto X de segunda geração, adquirido no final de 2014. Um bom aparelho, e ele está atualizado com o Android Marshmallow. Até agora, nenhuma queixa.

A empresa foi adquirida pelo Google por causa de suas inúmeras patentes registradas em telefonia celular. Depois disso, a Motorola foi adquirida pela chinesa Lenovo, sendo que as patentes não entraram nessa negociação.

A Lenovo possui linha de smartphones com a sua marca, atualmente em terras tupiniquins foi lançada a linha Vibe, destinada ao mercado low-end, enquanto que a Motorola possui as linhas E (low-end), G (mid-range) e X (mid / high-end), esse último com 3 variantes (Play, Style e o parrudo Force).

Chegando em 2016, no dia 07/01 o diretor operacional da Motorola Rick Osterloh disse as paalvras: “Nós vamos lentamente eliminar a Motorola e focar em Moto”.

De acordo com as fontes, somente a marca Motorola deixará de existir, enquanto a empresa Motorola Mobility continuará a existir. Os futuros aparelhos virão com a marca “Moto by Lenovo”.

Algumas coisas já começaram a aparecer: as linhas E e G poderão ser extintas, o Android quase puro dará lugar a uma mescla com a interface da Lenovo, e os preços, claro, já subiram (isso devido ao fim da isenção de impostos pela Lei do Bem).

A linha Moto hoje no mercado low/mid end já perde para a Asus e Xiaomi na questão de custo-benefício, os gama-alta estão com o preço nas alturas, vide Moto X Force a mais de R$ 3000,00.

Mas nem tudo são trevas, pelo menos para que desenvolve ROMs alternativas: a Motorola liberou o fonte do kernel do Moto G 2015!

Será que por aqui os novos aparelhos da Lenovo não terão a mesma popularidade em relação aos Motorolas? A Motorola se mostrou uma ótima alternativa à Samsung, porém acho que esta retoma a liderança por aqui.

Ainda é um tanto cedo para especular, vamos ver a resposta do mercado.

Fontes: Tecnoblog, AndroidPIT