Faz tempo que não passo por aqui, mas essa não poderia deixar passar em branco, né!

Pelo jeito a entrada de Satya Nadella como CEO da Microsoft está mudando mesmo a mente da empresa. É o Office disponível gratuitamente em ambientes móveis (apps para iDevices e Android, além do Windows Phone, claro), versões do Office para Desktop e até mesmo o Windows com preços mais "acessíveis", entre outras coisas.

Nós "amantes" da plataforma .NET e do Visual Studio (tá, soou meio fanboy isso hehe) temos ótimos ambientes de desenvolvimento, inclusive distribuído gratuitamente (versões Express), com limitações, claro.

Eis que para "chutar o pau da barraca", além da Microsoft abrir o código do núcleo do .NET, facilitar a torná-lo realmente multiplataforma (sim, rodará em Linux e Mac OS X) em conjunto com o pessoal do Projeto Mono, agora disponibiliza uma versão totalmente free, sem limitações do Visual Studio 2013. Trata-se do Visual Studio 2013 Community Edition.

Esta nova edição compara-se em recursos com a versão Professional. E ela tem capacidades para desenvolvimento em desktop, mobile e na nuvem, e traz várias ferramentas como o Peek, Blend, Análise de Código, Debugger gráfico e total refatoramento de códgo em C#. Fora isso ela tem suporte as extensões que podemos adquirir através da galeria de extensões. Coisa que a Express não tem.

Só isso já é o suficiente para abandonar as cópias de tapa-olho e papagaio e as versões express, não é? Vou baixar aqui e testar, quando tiver algum tempo, já que este luxo ultimanente não tenho :).

E as novidades não param por aí: O novo Visual Studio 2015 terá capacidade para gerar código mobile multiplataforma: iOS, Android e Windows Phone. Ah, mas o Xamarin Studio e outras IDEs já fazem isso, oras... Sim, fazem. E inclusive o VS terá suporte a ele, para desenvolvimento multiplataforma em C#. Além do mais, há alguns anos atrás nem imaginariamos uma iniciativa dessas vinda da Microsoft.

Eu realmente gostei muito dessa iniciativa. A MS merece os parabéns!!!

Baixe o Visual Studio Community Edition (além das outras edições para avaliação): http://www.visualstudio.com/downloads/download-visual-studio-vs

Fontes: MeioBit e Blog MSDN.