Meus queridos, sei que faz teeeeeempo que não posto aqui, mas como devem ter percebido, o site não foi abandonado :)

Há um tempinho atrás ele rodava através de arquivos HTML estáticos, onde eu escrevia um post em um arquivo texto e depois um programa desktop processava ele, mesclava com um template, gera a página e depois fazia upload manual para o servidor. Isso dava um trabalho grande.

Daí, contrariando o ditado "em casa de ferreiro o espeto é de pau", resolvi fazer um CMS que roda na Web e utilizando o ASP.NET, tão falado por aqui!

Você pode me perguntar por que não utilizei um CMS pronto, como o WordPress. Sim, nos primórdios quando optei por uma hospedagem própria dos meus blogs eu utilizei o WordPress por um bom tempo. Só que aí as falhas de segurança aumentaram, cada vez se fazia necessário a aplicação de atualizações e essas não vinham sozinhas: fora o engine do WP, tinha que atualizar temas, plugins, e aí já viu.

O CMS onde roda agora os "neomatrixes" é simples e funcional, utilizo de apenas 2 (duas!) páginas .aspx para montar o conteúdo do blog, índices e posts. E um handler para gerar o RSS e sitemap, além de uma "default" para a home do portal e outras duas para montar um CV online e o release do DJ Leo F (em construção). E claro, a interface Web para postagem.

E se vocês notaram, o esquema de URLs se manteve como estava nos arquivos estáticos, graças ao suporte de reescrita de URL por parte do servidor.

Logo coloco os fontes aqui, e seguem alguns dados técnicos:

- Desenvolvido em ASP.NET 2.0 (.NET Framework 2.0)
- Banco de dados MySQL
- Funciona em IIS 6 e 7
- URLs reescritas pelo ISAPI Rewrite 3.0 ou pelo módulo URL Rewrite do IIS 7
- Modelo semelhante ao MVC (lógica de tela independente da camada de dados e controladora)

Bem, é isso aí!