Stack Overflow em Português, eu aprovo!
Leonel Fraga de Oliveira 30/01/2014 22:40
Stack Overflow agora em Português

Primeiramente, quero desejar a todos os leitores do NeoMatrix Tech um Feliz 2014, tá certo que com um mês de atraso hehe, mas como vocês têm reparado não tenho postado muito por aqui.

Costumo fazer deste blog um "backup" das soluções mais cabulosas que tive que implementar em algum sistema, que ao mesmo tempo ajuda outras pessoas com problemas semelhantes. Notícias sobre o mundo da tecnologia não param de pipocar, como a recente compra da Motorola Mobility pela Leonvo, sem nenhum rumor anterior, sem alardes, na "surdina" e todos nós sabemos quando o negócio já estava feito. Mas a ideia deste site não é fazer um clipping de notícias :)

Mas esta notícia em especial, que está ligada diretamente ao tema do blog (que em sua essência é ajudar com dicas de programação) me chamou em muito a atenção.

Você que vem aqui ver artigos de programação com certeza conhece o site Stack Overflow, uma comunidade onde fazemos e respondemos perguntas sobre programação em geral, em qualquer linguagem, né? Quando pesquisamos alguma dúvida fatalmente um dos resultados apontará para uma pergunta feita nele. E com certeza o site já me salvou a pele algumas vezes...

O fato do Stack Overflow ser em inglês deve dificultar a compreensão de algumas coisas para quem fala outro idioma ou não possui conhecimento de Inglês, mas agora surge o primeiro ramo internacional do site: Stack Overflow em Português.

Isso mesmo, agora nós falantes do idioma de Camões temos nossa própria comunidade no site Número 1 de perguntas e respostas sobre programação! Não se trata de mera tradução do site em inglês; bem dizer é uma nova versão em outro idioma.

Claro, aprender inglês é essencial para quem trabalha com tecnologia da informação. Nos sites onde eu vi essa notícia, há vários comentários criticando a inciativa de ter o Stack Overflow em português. Os haters com complexo de vira-lata (vamos chamar assim) acham que não aprendemos outro idioma por preguiça, que a qualidade não vai ser essas coisas, mimimi. Eu confesso que é mais confortável ler em nosso idioma pátrio, e a iniciativa vem mais para ajudar.

Como essa nova comunidade é voltada os falantes do português, como nós brasileiros, aparecerão com frequência perguntas relacionadas à nossa realidade, como sobre NF-e, integração com serviços da Receita Federal, Correios, empresas que operam no Brasil, etc.

Fóruns de programação brasileiros não são novidade, porém normalmente são especializados em uma linguagem/plataforma, enquanto o Stack Overflow é mais genérico e não é estruturado como um fórum, vamos dizer que se assemelha ao Yahoo Respostas. Inclusive o site conta com o sistema de votação de perguntas e respostas.

O site é gratuíto, e como a iniciativa é nova tem alguns probleminhas na tradução que não tá 100%. Vale a pena conferir!

Fonte: Gizmodo Brasil

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus