Que a Sony já teve recentemente falhas homéricas de segurança em sua PlayStation Network (PSN), com o roubo de informações nós já estamos cansados de saber.

Sony Entertainment Network

No dia 08/11/2013 recebi dois emails, um deles da Sony Entertainment Network (SEN) informando que uma conta foi criada, e outro do Campo Sony, e o interessante é que eu NÃO criei nenhuma conta e não tenho interesse em fazer tal conta.

Na mensagem está escrito que “caso você não tentou registrar…entre em contato com o atendimento ao cliente clicando no link abaixo”, e não possui nenhum link.

Pois bem, tentei fazer login em tal conta, obviamente não consegui, e tentei recuperar a senha (já que está com o meu email, claro que vai mandar a resposta para ele, né?), mas ela foi criada com uma data de nascimento diferente da minha e nada feito. Depois disso, vamos tentar o suporte, navegando pelos links dentro do site da Sony Entertainment Network né?

Navegando pela página de suporte e tentar chegar onde posso entrar em contato via email, caio em uma página em espanhol onde eu acho os campos adequados e mando uma mensagem, que foi me respondida em inglês, e fui informado que eles não podem resolver meu problema (nem encaminhar para um departamento no Brasil, já que há o país em uma lista de opções).

Dando uma navegada por aí, vi que no site Reclame Aqui há relatos RECENTES de outras pessoas com problemas iguais ao meu.

Que está cheio de gente utilizando nosso email indevidamente para criar contas em outros sites não é nenhuma novidade, mas posto que meus dispositivos em que uso tal email não estão infectados, de onde que pegaram o meu e mais alguns emails e criaram contas no site da Sony, em vez de criar em algum site pr0n da vida?

Hoje (13/11/2013) no Twitter um usuário me tuitou (e também para uma outra pessoa) uma hipótese que faz sentido:

Pelo que eu me lembro, a Sony era uma das patrocinadoras “majors” da promoção Monopoly do MC Donalds. Daí podemos supor que:

a. A própria empresa que gerencia(va) os dados do Monopoly criou essas contas Sony
b. Foi “raquer”: roubaram os dados de alguma forma e eles foram utilizados para criar essas contas.

Bem, independente da maneira que aconteceu, vou tentar entrar em contato com a Sony de outra forma para ver se retiram esse cadastro indevido. Agora é questão de monitorar as faturas do cartão de crédito para ver se não há nada de anormal (já clonaram meus cartões umas duas vezes).

Um abraço!