Meu iPad com o iOS 7, novo visual flat com cores sólidas. Papel de parede escolhido aleatoriamente.

Ontem (18/09/2013) foi um dia de vários updates. O do NeoMatrix Tech, um update meio que despercebido de firmware do Samsung Galaxy SIII (com melhorias em velocidade, não de versão do Android que ainda é a 4.1.2 Jelly Bean)  e o mais esperado de todos: o lançamento do iOS 7, que equipa os dispositivos da Apple iPhone (a partir do 4), iPad (à partir do 2 e inclui o Mini) e iPod Touch (acho que à partir da 4ª gen).

Possuo dois iDevices: um iPhone 3GS (que está descansando em paz em sua caixa – e ainda funciona!) e um iPad 3ª geração. O iPhone 3GS parou no iOS 6.x.x, enquanto que o iPad já está atualizado com o iOS 7.

Após algumas tentativas tocando no botão de update, o download começa e leva em torno de 40 minutos. Depois disso a preparação, e muitas outras tentativas depois ele finalmente instala (ele necessita de uma nova conexão ao servidor para verificar o arquivo). Fiz a atualização OTA, ou seja, não conectei o dispositivo ao iTunes para fazer o processo de atualização de sistema. Aliás, eu ainda nem atualizei o iTunes no PC.

Embora todas as publicações que leio recomenda fazer um backup do dispositivo antes de atualizar, me arrisquei e fiz o update sem backup, afinal, não tenho muitas coisas no iPad. Os apps posso baixar novamente pela App Store, os conteúdos eu já tinha no PC. Mesmo com esse “risco”, a atualização ocorreu sem problemas. Todos os meus arquivos, apps, configurações e o escambau estavam lá, intocados. A única coisa que fiz após a instalação foi cadastrar uma senha para desbloqueio. Como só eu uso o aparelho, desabilitei a opção em seguida.

Claro que em princípio estranhei o visual flat. Embora eu esteja acostumado com ele no Android do Galaxy SIII, a adoção deste visual no iOS 7 foi radical. Ícones e aplicativos padrão da Apple estão com o visual flat, cores mais sólidas e sem muitos efeitos (tipo, gradientes). Alguns outros aplicativos já foram adaptados, por exemplo, Google Chrome, Facebook, Twitter, Flipboard, além de outros que as modificações para ficarem compatíveis com o iOS 7 foram mais na parte interna (jogos, por exemplo).

O novo visual ficou meio que uma mistura de Windows Phone + Android: As cores chapadas e estilos de texto do WP sem adotar a interface Metro (ou Modern UI, como preferirem) e mantendo o “jeitão” de Android.

Estou ainda me acostumando com as animações na abertura de aplicativos. Como possuo várias pastas de aplicativos, agora quando clico no ícone da pasta ela é aberta no centro da tela, com animação e ao abrir o app também é feita uma animação.

Duas coisas que gostei nas pastas de aplicativos: agora dá para colocar mais aplicativos nela e a cor de fundo da pasta varia conforme o papel de parede utilizado (no meu caso, uma foto da edificante DJ Eli Iwasa em ação ;)). Esse efeito é o mesmo que ocorre nos botões da barra de tarefas do Windows quando você repousa o mouse e o botão assume uma cor presente no ícone do aplicativo.

Detalhe de uma pasta de aplicativos, no centro da tela com o título acima.

Por falar no papel de parede e ícones/pastas de apps, pude reparar também no efeito paralaxe. Quando o iPad é movimentado e dependendo do seu ângulo de visão, os ícones da tela flutuam sobre o papel de parede, em vez de ficarem estáticos.

Em questão da velocidade, não notei muita diferença em relação ao sistema anterior. Ele dá umas leves engasgadas em algumas animações, mas nada que prejudique a experiência com o novo sistema. E também não percebi nenhum aplicativo ficando mais lento por causa do iOS 7.

Também curti a nova multitarefa. Em vez dos ícones dos apps abertos em uma barra inferior, aparecem capturas de telas, e quando queremos fechar um app simplesmente arrastamos a janela para fora, em vez de segurar no ícone, esperar aparecer o “X” e fechar. Ficou bem mais funcional o novo modelo.

Enfim, no momento estou curtindo o iOS 7, nada a reclamar. Tio Ive fez uma mudança drástica no sistema, com certeza não agradou a gregos e troianos, muitos falam que a Apple perdeu em inovação após a morte do Steve Jobs. Mas vamos que vamos.

Agora, cá entre nós… ainda não ouvimos falar de jailbreak para o iOS 7, né? Não que eu queira fazer, nunca o fiz no meu iPad, mas, será que demoraremos até ouvimos falar algo a respeito?

E vocês, o que estão achando do iOS 7?