O método de entrada de texto mais utilizado em um dispositivo eletrônico, seja ele um PC, tablet, smartphone ou qualquer um que não se enquadre em tais categorias é o teclado, seja ele físico ou virtual.

Desde o mais modesto aparelho celular, os fabricantes têm investido em métodos para facilitar a entrada de texto por aquele famigerado teclado numérico com três letras em cada tecla, como por exemplo, o padrão T9, e com a popularização do teclado QWERTY em telefones celulares, um item bastante comum em editores de texto está presente na telinha também: a correção ortográfica.

Ainda tem bastante espaço para inovações em um simples teclado virtual, e a Samsung colocou várias delas na atualização do seu Android na versão 4.1.2. É certo que várias opções podem ser obtidas através da Play Store, mas tê-las oficialmente do fabricante é uma mão na roda.

Vamos a alguns recursos presentes na atualização do teclado virtual da Samsung, utilizando um Galaxy S3 com a versão 4.1.2 oficial, em um aparelho sem vínculo com operadora (retail).

- Entrada de texto por voz

Este recurso utiliza a entrada de texto por voz do Google. Ao acionar o teclado, é exibido um prompt para que você comece a falar, e após ditar uma palavra ela aparece no aplicativo que utiliza o teclado. É possível bloquear o reconhecimento de “palavrões” (esta configuração já é ativada por padrão), e baixar pacotes de reconhecimento de voz para outros idiomas (o Inglês já vem instalado por padrão, e é possível baixar o pacote para Português – Brasil). O recurso até que funciona bem, pois ele é bem sensível à sua dicção e requer um bom tempo para treiná-lo.

- Entrada de texto manuscrita

Ao acionar a entrada de texto manuscrita, o teclado se transforma em uma “prancheta”, onde fazemos o gesto da letra correspondente e ela é escrita no aplicativo. Também há alguns gestos para apagarmos o texto, entre outros. Funciona bem, mas particularmente eu acho que demora mais para digitar um texto assim do que utilizando a digitação “convencional” mesmo.

- Texto Inteligente

Esta função, além de acionar o “Swype”, que permite que escrevamos utilizando gestos passando o dedo nas letras correspondente a palavra que queremos (nota: essa função é de propriedade da mesma empresa que possui o T9), aciona um recurso que achei deveras interessante: a previsão da próxima palavra em uma sentença.

Conforme o teclado é utilizado, ele meio que “aprende” qual é a próxima palavra que você irá utilizar e a sugere (não impõe) na barra de sugestões. Por exemplo, eu sempre faço menções à altamente edificante DJ Eli Iwasa no Twitter. Mas, o que tem a ver a Eli com o teclado? Pois bem: quando eu termino de digitar “Eli” e teclo a barra de espaço, o teclado me sugere que a próxima palavra seja “Iwasa” (sendo que existem inúmeras Elis, não é?) e a coloca em azul na barra de sugestões. Vejam na imagem abaixo:

Teclado Samsung, com sugestão altamente edificante de palavras

Vai outro exemplo: Digito “Osvaldo” e a sugestão é “Cruz”. E há inúmeras outras combinações que são sugeridas.

- Corretor ortográfico não intrusivo

No Twitter é comum de vermos a seguinte reclamação: “maldito corretor ortográfico…”.

Isso porque ao digitarmos uma palavra, é comum o corretor ortográfico substituir a palavra digitada incorretamente (com ou sem intenção), ou que não está em seu dicionário, pela primeira sugestão que ele acha correta, e na pressa, não conferimos o que foi digitado e enviamos o texto.

O teclado da Samsung no Android 4.1.2 não possui esse comportamento. Ele deixa você digitar conforme bem entender e subilinha a palavra até que você aperte o espaço, porém ele apenas sugere uma palavra que ele acha correta, não substituíndo o seu texto.

Bem, para finalizar, digo que estou gostando muito dos novos recursos deste teclado. E ainda nem saboreei por completo a atualização para o 4.1.2, mas só pelo teclado valeu a pena.