Retrospectiva NM Tech - Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Leonel Fraga de Oliveira 22/12/2010 17:13

É, meus amigos. Estamos terminando mais um ano.

Esse ano de 2010 até que para mim foi um ano bom. Trabalhei muito, porém as recompensas vieram, como por exemplo pude adquirir um iPhone, montar outro PC para a família, comprar equipamentos para DJ, um net e um notebook, entre outras coisas. E saindo da esfera material, pude interagir com várias pessoas graças a este blog (embora eu não tivesse produzido tanto neste ano por causa do trabalho), no serviço, no curso de DJ, nas redes sociais...

Ainda não consegui o meu objetivo maior (que não citarei no NM Tech hehe), mas quem sabe o ano que vem? Mas se não der, acho que vou jogar na Megasena, pois como diz o ditado “azar no amor, sorte no jogo”, né? :)

E será que este foi o ano dos Tablets? Tablets já existiam há um bom tempo, mas o assunto voltou à tona e com força com o lançamento do iPad, o tablet da Apple. Os haters de plantão disseram que iria ser um fiasco, ele não serve pra nada e tal. O mundo provou o contrário: o iPad vendeu muito bem, obrigado e temos várias aplicações, das mais simples até as mais inusitadas para o bichão. E mal saiu a primeira versão já está se falando em um iPad 2!

Esse também foi o Ano do Linux, mas foi no mundo mobile. O Android é a plataforma móvel que mais cresce hoje. Mesmo com a grande fragmentação de versões (tem a pura do Google, tem as customizações dos fabricantes, as customizações da operadora, e tudo isso em sabores que variam do 1.5 ao novíssimo 2.3 e sem retrocompatibilidade de aplicativos entre elas) este é um sistema que deu muito certo. E mesmo com o os processos que vem do lado da Oracle, a atual dona do Java.

E por falar em Oracle... Ela está, como diriam os militantes mais radicais da turma do Software Livre (tá bom, “freetards” para resumir hehe) no Eixo do Mal. Para vocês verem: A Fundação Apache saiu do JCP, temos um fork da suite OpenOffice chamado LibreOffice, o engine InnoDB foi retirado da versão Classic do MySQL (sinceramente, eu sempre usei a comunitária, que não foi afetada por essa decisão), e os processos contra o Google por causa de patentes relacionadas ao Java (que é uma das bases do Android).

E no mundo do Tio Bill, as novidades ficaram mais por conta da área de jogos, leia-se XBox 360 e cia. Mais precisamente com o lançamento do Kinetic, anteriormente conhecido como Project Natal, que é um sensor de movimentos. Ou seja, você nem precisa mais de joystick! E claro, os hackers (os verdadeiros hackers, diga-se de passagem) já descobriram novas possibilidades para o novo brinquedo da MS.

Também tivemos novas versões das mais conhecidas IDE’s: Visual Studio e Delphi. Confesso que ainda estou no VS 2008, nem testei a versão mais recente do VS hehe. Mas continuo sempre apaixonado pelo C# hehe (tá, assumo que sou um pouco “dotnettard” :) ).

Bem, é isso! No mais, quero desejar a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Um abraço e até o ano que vem! :)
Leonel F. de Oliveira

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus