Minhas impressões sobre o iOS 4
Leonel Fraga de Oliveira 04/07/2010 22:17

Screenshot do iOS 4 rodando no meu iPhone 3GS. Como já postei faz um tempo atrás, eu tenho um iPhone 3GS com 32 GB, e que no terceiro trimestre de 2010 a Apple iria disponibilizar a nova versão do sistema operacional dos iPhones e iPod Touch, batizada de iOS, agora em sua quarta versão.

E quando o dia chegou, atualizei meu celular para a nova versão do sistema operacional, iOS 4.

Antes da atualização propriamente dita, tive que atualizar o iTunes para a versão 9.2, sem ela não teria como baixar as outras atualizações. Até aí tudo bem, fiz a atualização e quando espetei o iPhone, ele fez a sincronização de todos os contatos, músicas, fotos e aplicativos, chegando a duplicar alguns contatos (eu faço a sincronização de contatos com o Microsoft Outlook).

E aí veio a atualização propriamente dita. O iOS 4 foi baixado, e após isso começou todo o processo de atualização do firmware.

Firmware atualizado, boot realizado com sucesso, o iTunes voltou a copiar tudo de volta (fotos, músicas, contatos, apps), e finalmente pude navegar no iOS 4.

Logo de cara já notei os novos papéis de parede, tanto da tela de bloqueio quanto da tela home. Também chequei se as coisas estavam em seus devidos lugares, quanto a isso tudo OK: redes sem fio não perderam configuração, contatos ok, músicas ok, fotos ok, aplicativos também ok, todos funcionando, telefonia OK também.

Também testei o atalho para a multitarefa (um “duplo clique” no botão home), onde mostra os últimos aplicativos acessados. Como eu ainda não tenho nenhum app feito especialmente para o iOS 4, não pude testar realmente a multitarefa.

Também senti um pouco a diferença do Mail do iOS 4 em relação ao iOS 3, quanto à organização das caixas de entrada. Agora é possível ver todas as contas em uma única tela. Só agora que me acostumei à esta organização, e também ao fato de que tenho que fechar o Mail pela troca de aplicativos (entrar na tela de troca de app, segurar o app até aparecer o sinal de “-“ e clicar nele para apagar), pois senão ele fica caçando novos e-mails (sim, eu configurei-o para nunca puxar novas mensagens automaticamente).

A câmera também me surpreendeu um pouco. Agora além de ter zoom (digital), ela bate a foto com mais rapidez do que no iOS 3. Apertou o botão, ela já é gravada e o aparelho fica pronto para a próxima.

A única coisa que não gostei um pouco foram as “travadinhas” no scroll de alguns aplicativos, por exemplo, no Tweetdeck. Já não é tão suave quanto era no iOS 3, mas nada que chegue a atrapalhar.

A Apple já possui o iOS 4.01, para corrigir principalmente o problema de recepção nos iPhones 4. Por falar no iPhone 4, esse lance de zuar a recepção dependendo da maneira que se segura o telefone é uma EPIC FAIL do Tio Jobs?

É isso aí! Um abraço :)

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus