Placas de som onboard com chipset Realtek. Vocês estão tendo problemas?
Leonel Fraga de Oliveira 13/06/2010 21:39

image Meu computador é equipado com uma placa mãe Gigabyte GA-X48-DQ6, que vem equipada com son onboard produzido por um chipset Realtek HD Audio, com 7.1 canais (eu uso em modo 5.1) e instalei o sistema operacional Windows 7 de 64 bits.

Quando instalei o S.O., não necessitei instalar nenhum driver, pois o Windows reconheceu todo o meu hardware. Porém instalei o driver da placa de áudio, baixando uma versão para Windows 7 de 64 bits diretamente do site da Gigabyte.

Pois bem: Quando ligo o PC, ele inicia normalmente, e depois de tempos em tempos me vem uma mensagem de notificação na bandeja, que diz mais ou menos assim: “o conector foi desconectado”, e em seguida “o conector foi conectado” e assim sucessivamente, até que eu me encho, desconecto os cabos do painel traseiro de áudio da placa mãe e reconecto novamente. Aí a mensagem para.

Tenho instalado em outro disco rígido da mesma máquina o Windows XP de 32 bits com Service Pack 3, e com o driver Realtek correspondente instalado. Não tenho problemas.

Procurei em inúmeros fóruns (brazucas e gringos) uma solução para o problema, ou pelo menos desabilitar a detecção dos jaques no painel traseiro (o do frontal dá para desabilitar), mas as respostas foram em vão. E diversas pessoas no mundo estão tendo o mesmo problema, chegando a um ponto da placa não detectar o cabo conectado, e isso com diversos modelos e marcas de placa-mãe.

Foi quando me enchi destes balõezinhos e desinstalei o driver da Realtek, ficando com o driver do Windows (só lembrando, o que eu tenho instalado é o Windows 7 de 64 bits, não sei se em 32 bits acontece isso). Aí só foi configurar o som para 5.1 canais na parte de Som do Painel de Controle, testar, e até agora está funcionando tudo perfeitamente bem.

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus