Como Hardware é um bicho doido…
Leonel Fraga de Oliveira 10/05/2010 22:14

A placa do PC antigo é igualzinha a essa, só que a refrigeração é passiva. Recentemente (09/05/2010) formatei o PC da sala da minha casa, o que a minha família usa, um Celeron de 2.5 GHz, placa mãe Asus P4V8X-X, VGA Gecube Radeon 9550 AGP, 1,7 GB de RAM e 2 HD’s, um de 320 GB SATA e outro de 160 GB PATA.

Pois bem, na primeira tentativa eu instalei um Windows XP em que automatizei a instalação através do nLite, juntando o Servce Pack 3 e mais algumas outras coisas. Terminada a instalação, fui instalando alguns programas, porém o PC estava instável: hora ressetava, eu não conseguia logar com um usuário recém-criado, nem mesmo com a conta de Administrador, esse tipo de coisa.

Segunda tentativa: Instalei o Windows XP com o CD “original” (sem nLite), com o Service Pack 1 e sem instalação automatizada. Após isso, instalei os drivers do chipset da placa mãe, placa de áudio (ambos recém-baixados do site da Asus), fax-modem (nem usa, mas como está lá…), impressora, e o driver da placa de vídeo, recém baixado do site da AMD/ATi (sim, ele existe e está na seção de drivers legacy).

E não é que o maldito começou a ressetar direto só de passar o mouse em uma área clicável da tela de boas-vindas do Windows! E além disso, as letras apareciam com alguns pixels a mais.

Hum… eu já vi esse problema, deve ser o driver da placa de vídeo ou o hardware que está com pau.

Tirei o driver e agora o PC funcionava. Funcionava naquelas, eu não conseguia colocar a resolução nativa do monitor (1440x900) e além disso o vídeo ficava bem limitado. Dava pra usar o PC, mas só para coisas básicas.

Fiz mais algumas tentativas, e todas frustradas. Inclusive cheguei a instalar um driver alternativo, porém sem sucesso.

À esta altura do campeonato eu já admitia que a placa de vídeo estava com defeito. E para achar uma placa AGP a um preço bom para substituir, já que no momento está fora de cogitação trocar a máquina (eu vou fazer isso ainda)? Se fosse o caso, eu teria que ceder o PC do meu quarto por um tempo hehe.

Aí pesquisando algumas coisas por aí, eis que me deparo com alguém que teve o mesmo problema e que resolveu desinstalando o driver “AGP to CPU Controller” (ou algo do gênero) do chipset da placa mãe lá no Gerenciador de Dispositivos, e substituí-lo pelo PCI-to-PCI Bridge.

Com o driver da VGA instalado, inicializei o PC em modo VGA (sim, ele funcionava direito) e removi o tal driver. BINGO!!! Reiniciei o PC e ele entrou na resolução nativa do monitor sem problemas!!!

Para você ver… Precisei tirar um driver que eu nem imaginaria que causasse esse problema. E eu nem reparava na existência dele quando acessava o Gerenciador de Dispositivos. As vezes, a solução está onde nem imaginamos…

Um abraço!

[Fonte da minha solução: TechSpot – Radeon 9550 256NV AGP Installation Problems (ver o último post).]

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus