image Como você pode ver, tanto o NeoMatrix Light quanto o NeoMatrix Tech estão de cara e casa novas.

A cara, obviamente é o novo template, uma mudança radical de cores, disposição dos itens nas sidebars e no novo cabeçalho: tirei a referência ao filme Matrix e coloquei “zeros” e “uns”, representando uma matriz de números binários ;)

A casa é tanto a mudança de domínio quanto de plataforma. Antes, os blogs estavam hospedados no serviço Blogger, do Google com um domínio personalizado. Agora, está em hospedagem própria (Locaweb) e rodando na plataforma Wordpress.

Mas por que mudar de plataforma?

O Blogger é uma boa plataforma para quem está começando a blogar, com vários recursos tais como templates, widgets prontos, editor visual, entre outros que atendem aos usuários mais leigos, e também conta com a sua linguagem XML de construção de templates que faz com que os usuários avançados criem os mais incríveis templates, agregando muitas funcionalidades ao blog.

Quando já atingimos um certo nível, queremos profissionalizar nossos blogs com coisas mais avançadas. O Wordpress conta com um poderoso painel de controle, onde podemos moderar comentários, editar posts em massa (trocando a categoria de múltiplos posts, por exemplo), é extensível através de plugins, possui temas bem interessantes… Porém esta plataforma já requer um certo avanço, principalmente quando é utilizada com hospedagem própria.

Resolvi que é hora de galgar mais um degrau e colocar os meus blogs em uma plataforma mais profissional, em que eu tenha um total controle sobre ela. Tá certo que não manjo muito de PHP, e nem sei mexer com a API do Wordpress, mas vou aprendendo aos poucos, conforme à necessidade de explorar coisas bem mais avançadas do que a administração dos blogs em si ;)

Depois de uma breve introdução do motivo da mudança de plataforma, vou relatar a você a epopéia que foi migrar os blogs, principalmente o NeoMatrix Tech. Vamos lá! :)

A primeira coisa que fiz foi fazer duas instalações de Wordpress na minha hospedagem. Fiz isso pelo painel de controle e algum tempo depois já estava tudo no ar. Após isso, atualizei as instalações do Wordpress para a versão mais recente (2.9.2) e achar um tema legal. Apliquei o tema Hybrid com seu “filho” Hybrid News, e depois instalar alguns plugins.

Em seguida, fiz a customização do tema. Essa foi a parte que eu tive que desbravar o código PHP do tema, alterando alguns itens na folha de estilo e uma parte do layout, além de configurar os widgets necessários.

Configuração do Wordpress feita, e agora é hora de migrar. Comecei pelo NeoMatrix Light.

Entrei nas opções de importação do Wordpress e mandei importar o NeoMatrix Light que estava no Blogger. Em pouco tempo, todos os posts e comentários já estavam no novo servidor.

Depois disso, foi configurar mais alguns widgets, mudar o link do feed original no FeedBurner, de maneira que quem acompanhasse via feed, já entrava no site novo de forma transparente, gerar sitemap, e algumas coisas mais, e depois eu tive a infeliz idéia de excluir TODOS os posts do site antigo.

Sim, essa foi a minha burrice, logo mais eu conto o porquê isso foi uma EPIC FAIL!

Agora é a vez do NeoMatrix Tech!

Eu todo feliz e saltitante (soou bem gay, admito hehe) contente pela migração com sucesso do NM Light, faço login no painel do NeoMatrix Tech novo, vou nas opções de importação, executo o bicho e vem a fatídica mensagem: apenas 25 posts importados, de um total de 105.

PQP, importou apenas 25 posts. Por mais vezes que eu executava esse procedimento, não importava tudo.

Consultando o Oráculo, vi a idéia de criar um blog temporário no Wordpress.com, importar de lá, depois exportar o XML e importar na hospedagem própria. Também nada (como eles devem usar a mesma base de código…).

Mais uma idéia que eu tive: Usar o exportador do Blogger. Também nada, somente gerou o XML com os 25 posts mais recentes.

Eu ao invés de feliz já estava P* da vida, pois o NeoMatrix Light que tem mais posts foi legal, o Tech está sendo punk! Acho que o motivo disso é que o NeoMatrix Tech tem postagens com enorme carga de código HTML, gerado pelo plugin Code Snippet do Windows Live Writer que eu utilizava (agora uso o Syntax Highliter, que é instalado no próprio template do blog), além de algumas gambiarras para resumir posts.

Já estava pensando em uma solução radical: baixar os posts um a um pelo Windows Live Writer e repostar no NeoMatrix Tech novo. Aí me lembrei do utilitário Blogger Backup. Instalei o programinha e baixei o NeoMatrix Tech para a minha máquina, nessa primeira vez, o fiz com a opção de baixar todo o conteúdo em apenas um arquivo XML.

Só que tem um pequenininho problema: o Blogger Backup salva em formato Atom, enquanto o Wordpress importa RSS. E lá vai o capivara aqui consultando o Oráculo para saber como converter de Atom para RSS.

Eis que descubro um código em C# (sim!!! C#!!!) que faz isso (no próximo post eu explico #comofas, tá?) e implementei o código, corrigindo alguns bugs (o cara que fez ele originalmente só esqueceu de fechar alguns Streams, de forma que o arquivo ficasse “preso” e por isso ficavam faltando alguns itens no XML de saída) e convertendo o feed resultado do meu backup.

Agora é hora de subir o feed. Também só importou alguns posts. Caralh* com asa fumegante e voador, e agora?

E agora tive a idéia de salvar cada post em um arquivo e adaptei o meu programinha para fazer a conversão Atom –> RSS em lote. Assim o fiz e comecei a subir esses arquivos um por um, separados de 20 em 20 em cada diretório na minha máquina.

Sobe primeiro, sobe o segundo, sobe o terceiro e dá pau. Putz, o que será que está causando os problemas?

Resolvi tirar o conteúdo HTML do post, deixando a tag que contém o conteúdo apenas com uma mensagem de teste e subo o feed. Agora foi! O conteúdo? Simplesmente abri o respectivo post no painel do Blogger, copiei o conteúdo HTML, abri-o no editor do Wordpress e colo o conteúdo e salvo. Procedimento realizado com sucesso!

Fiz isso para cada um dos posts. Demorou cerca de três horas, mas consegui importar os posts. Infelizmente não consegui importar os comentários, pois não consegui restaurá-los através do Blogger Backup, que ficava travado quando a opção de exportar comentários está ativa.

Hora de fazer um teste, e algumas posts estavam quebrando o layout da página. Corrigi-os e agora tudo azul!

Depois dessa parte bem tortuosa, fiz as configurações no FeedBurner, no Google Webmaster Tools, no Analytics, no template…

E dessa vez não fiz a cagada de apagar os posts no Blogger. Procurei uma maneira de redirecionar quem vinha através da URL antiga para a nova, inclusive diretamente para o post no site novo. Fiz isso “mesclando” e adaptando dicas de três tutoriais (links aqui, aqui e aqui, mas depois eu explico a minha implementação em um post aqui no NeoMatrix Tech, com mais detalhes e em português :P) e finalmente cumpri a missão!

Se eu tivesse descoberto como fazer isso ANTES de apagar os posts do NeoMatrix Light antigo…

Nos dois próximos posts, vou detalhar como implementei o conversor Atom –> RSS e como redirecionar do Blogger para o Wordpress através do título do post (se você notar bem, os permalinks dos NeoMatrixes estão como default, a versão “SEO Friendly” não funcionou em algumas páginas e acho que o servidor não tem URL Rewrite).

Sejam bem-vindos à nova casa do NeoMatrix Tech ;)