Depois da saga que foi a (tentativa de) utilização de três programas com a minha placa de captura de vídeo Pinnacle PCTV 110i, finalmente achei um programa que funcionasse de forma satisfatória com ela.

Este programa é um bem conhecido tocador de MP3 e outros formatos, sendo bem especializado para áudio (prefiro usar este a outro, incluíndo o Windows Media Player), e embora tenha funções de tocador de vídeo, esta função costuma ser deixada para outros players mais especializados no assunto, como o Media Player Classic.

Este programa é conhecido também pela sua extensibilidade, adquirida através de pequenos outros programinhas chamados plugins.

Sim, conforme vocês puderam ler pelo título, esse programa a qual me refiro é o Winamp!

Só que o Winamp sozinho nada mais é que um tocador de áudio excelente, com boas funções de gerenciamento da biblioteca de mídia, streaming e o que for. Para que o mesmo pudesse funcionar com a minha Pinnacle PCTV 110i, foi necessária a adição do plugin Winamp TV.

Plugin Winamp TV

Instalar o Winamp TV é simples, seguindo o “Windows Way of Install”, ou seja, next, next, finish. Depois disso, é necessário configurar o bicho para que o mesmo possa sintonizar os canais de TV.

Para isso, vá até o menu Options –> Preferences, vá até a guia Plugins –> Input, que o Winamp TV irá aparecer na lista à direita:

Lista de Plugins do Winamp

Dando um duplo clique nele, teremos a tela de configuração do Winamp TV, onde a parte que é mais importante neste momento, na guia Video, é o combo box Capture Device. Selecione neste combo o dispositivo correspondente à sua placa de captura de vídeo.

Configurações do Winamp TV

A segunda parte mais importante na configuração inicial é a aba Scan. Através dela, você poderá fazer o escaneamento automático dos canais de TV e rádio a serem sintonizados. Eles são gravados em pequenos arquivos localizados no diretório indicado em “Channel Filenames”.

Você também poderá adicionar manualmente os canais, clicando em “Add Manually”, onde é apresentada uma outra tela e através dela poderá selecionar a fonte de vídeo, como por exemplo, a S-Video.

Adição Manual de Canais

Feito isso, basta utilizar o Winamp para abrir os arquivos gerados, e está lá, o corpo estendido no chão: sintonia de TV e rádio utilizando o Winamp!

Tela de vídeo do Winamp TV

A dica que eu deixo aqui é: Para ter todos os canais à mão em qualquer momento, vá até a “Media Library”, crie uma playlist com um nome sugestivo, coloque os canais em fila, e através dos comandos com o botão direito do mouse sobre os itens da playlist coloque os arquivos nessa nova playlist na “Media Library”.

Plugin Winamp TV (375 KB)

Um abraço!