Qual é a sua especialidade: Programar ou analisar?
Leonel Fraga de Oliveira 08/08/2009 21:06

Como já mencionei em postagens anteriores, estou trabalhando como Analista de Sistemas em São Caetano do Sul, e como o próprio cargo diz, estou mais analisando sistemas do que programando.

Eu sempre gostei de programar.

Em meu serviço anterior, eu ia levantar os requisitos com o usuário (ou até mesmo com meu chefe) e eu mesmo fazia a programação.

Isso mesmo. Tão logo chegava da reunião com o cliente, se não havia nenhuma tarefa pendente, sentava no micro e já começava a programar o sistema, desde a concepção do banco de dados até os testes, passando por todas as etapas do ciclo de vida do programa.

Agora o negócio é diferente: chego da reunião com o usuário, e faço mais a parte documentamental: relatório do levantamento, casos de uso, análise funcional, parte da especificação técnica. Programar fica para os desenvolvedores.

Consegui me adaptar à rotina da análise, e claro, não deixei de programar.

E confesso que o meu perfil, mesmo como analista, é bem mais técnico do que político. Sim, quando eu faço análise, já penso logo na implementação, o sistema fica todo na minha cabeça em forma de classes, métodos, selects, e tudo o mais.

Mas, eu gosto do que eu faço, pois a função de análise é um outro desafio: você tem que “traduzir” as vontades do usuário para um formato que o programador entenda. E não é só isso, tem muito mais :-)

E você, qual é a sua função preferida? Vote na enquete abaixo:


Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus