Desde segunda-feira, dia 06/04/2009 os usuários do serviço Speedy da Telecômica, ops, Telefônica estão enfrentando problemas ao entrar em alguns sites e a conexão fica instável.

Logo do Speedy

Eu também uso o Speedy, aliás, esta é a única opção de banda-larga que tenho em meu bairro (não estou considerando os pacotes 3G das operadoras de celular) e eu, assim como muitos amigos estão passando por esse problema. Porém eu consegui até contornar o problema, continuem lendo para saber como eu fiz :-)

Questionada ontem (05/04/2009) a Telefônica não adimitia a instabilidade do serviço, mas hoje já falou que estão verificando.

Fontes me informaram que a Telefônica está fazendo manutenção em alguns servidores para agregar novos produtos, como um pacote que oferecerá antivírus e firewall.

Mas essa manutenção afetou justamente os servidores DNS.

Como cheguei a esta conclusão?

Primeiramente tentei entrar em um website com o Firefox e ele dava página não encontrada. Para saber se eu estava conectado, abri o prompt de comando do Vista (Iniciar –> Executar –> cmd) e dei um ping para o google com o seguinte comando: ping www.google.com

O retorno do ping acusava que não achava o host de destino, daí fiz um outro teste dando outro ping, so que dessa vez para o endereço IP da empresa onde trabalho.

E esse IP respondeu ao meu ping.

Hum… não consigo pingar para um domínio mas consigo pingar para um IP. Isso está me cheirando falha de servidores DNS da Telecômica!

A solução foi alterar os servidores DNS usados pelo Speedy!

Nesse momento me veio a idéia de usar o Open DNS no meu roteador, mas como obter os endereços IP do mesmo? Uma pesquisa no Google acessado através do meu celular me deu tudo o que queria :-)

Os endereços IP do Open DNS são:

Primário: 208.67.222.222 Secundário: 208.67.220.220

E como eu configuro essa joça?

Se você possui um roteador da D-Link (eu tenho um router wireless DI-624, mas o tutorial serve para outros modelos de router ou até mesmo modems de banda-larga que também fazem esse papel, só não possuem o switch conjugado a ele.), entre em sua tela de administração, geralmente através do IP http://192.168.0.1, entre com o usuário e a senha e logo na home-page, na guia Home acesse a opção WAN no menu lateral.

Observem a tela abaixo:

Config do Roteador D-Link

Configure os endereços DNS Primário e Secundário com os do Open DNS, de Apply e reinicie a conexão. Recomendo dar um bumba no caneco tanto no roteador quanto no modem.

Para outros modelos de roteador, consulte a sua documentação ou dê uma boa fuçada nele ;-)

Uso Speedy, como posso saber se meu modem também é um roteador só que com apenas uma porta LAN e não me informaram disso? Se você não precisar clicar em um ícone de conexão de rede no Windows, ou seja, é só ligar o modem, ligar o PC e conectar, provavelmente ele possui esta função.

Outra forma de saber é abrir um prompt de comando (Inciar –> Executar –> digite cmd e dê enter) e dar o comando ipconfig /all. A saída deste comando listará as propriedades das suas conexões de rede. Procure por aquela que está conectada ao seu modem e anote o endereço do Gateway Padrão.

Abra um navegador e coloque http://e veja se ele pede usuário e senha. Aconteceu isso? Então ele tem boas chances de ser um router.

Dê uma olhadinha no screenshot abaixo:

Saída do comando ipconfig /allAgora, se você necessita de clicar em um ícone (provavelmente no seu desktop) para conectar ao Speedy, vá no gerenciador de conexões de rede (no XP: Iniciar –> Painel de Controle –> Conexões de Rede; no Vista: Iniciar –> Painel de Controle –> Central de Redes e Compartilhamento –> Gerenciar Conexões de Rede no menu lateral) (ou pode até ser pelo ícone na sua área de trabalho), dê um duplo clique no ícone correspondente à sua conexão de banda-larga e clique no botão Propriedades. A tela correspondente à sua conexão deve parecer-se com esta:

Tela de conexão de banda-larga no XPClicando em Propriedades, vamos até a guia Redes e selecionar a opção Protocolo TCP/IP:

Propriedades da conexão de banda-larga no XPNas opções do Protocolo TCP/IP, selecione a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e entre com os endereços IP do Open DNS nos campos correspondentes e confirme dando OK. Mantenha a opção “Obter um endereço IP automaticamente” marcada.

Propriedades de TCP/IP no XPConfirme nas outras telas, conecte o Speedy e seja feliz (pelo menos eu estou sendo hehe).

Um abraço!