Um pequeno FUD da Symantec (Norton 2009). Não é só a Microsoft não!
Leonel Fraga de Oliveira 07/02/2009 12:11
FUD

Para quem ainda não sabe, FUD é a sigla de “Fear, Uncertainty and Doubt” (traduzindo: medo, incerteza e dúvida), que é uma “tática comercial” que consiste em passar informações falsas de um produto ou empresa concorrente.

O caso mais famoso no mundo da tecnologia são as propagandas anti-Linux feitas pela Microsoft, no lugar de apenas apresentar as vantagens de seu produto.

Ouvindo o programa Estádio 97 (Rádio Energia 97, 97,7 MHz em São Paulo – SP, às 18:00 de segunda à sexta), um merchandising em particular me chamou a atenção pelas seguintes palavras:

“Você confiaria a segurança da sua casa em um guarda que não te cobrasse nada? A mesma coisa com seu PC, onde estão as coisas mais importantes…”

O produto em questão é a suite de segurança Norton 2009 da empresa Symantec.

Suite de segurança, hum… Antivírus, Firewall, Antispyware, entre outros componentes. Mas, por que eu achei que a Symantec está utilizando-se do FUD, mesmo que de leve?

Pois bem, qualquer usuário que pesquise um pouco tem o conhecimento de que existem ferramentas gratuitas que fazem o mesmo papel da suite de segurança já mencionada.

Programas como o AVG, Avast, Avira (Antivírus), os firewalls Comodo, Zone Alarm, o Spybot, Ad-aware Personal Edition, entre muitos outros são gratuitos e cumprem muito bem o seu trabalho.

Está certo que não possuem todos os recursos de um produto para uso comercial, mas para a grande maioria dos usuários domésticos (que são o alvo da propaganda) estão de bom tamanho.

O que a Symantec está insinuando com essa propaganda é que não devemos confiar nossos dados às ferramentas gratuitas!

Ou seja, ela está provocando medo, incerteza e dúvidas nos usuários que pretendem instalá-las ao invés de comprar seu produto. Produto que por sinal vai ser difícil tirar a fama de lento e pesadão de quem já conhece e/ou trabalha com informática.

Não confio meus dados a nenhuma ferramenta, acho que o melhor antivírus é o usuário. Mas, se é para usar antivírus, atualmente estou usando o Avira Personal Edition e estou muito satisfeito.

Bola fora essa, hein Symantec!

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus