Fazendo o DbProviderFactory do Firebird funcionar no VS 2005 / .NET Framework 2.0 (dica rápida!)
Leonel Fraga de Oliveira 28/02/2009 12:55

Antes de entrar de cabeça na construção da biblioteca de classes do Simple PIM, antes vou dar uma dica rapidinha para você que tentou fazê-lo rodar e não conseguiu, ou até mesmo para você que tenta usar os Provider Factories do .NET 2.0 com o banco de dados Firebird e não teve sucesso.

A nova Classe de Conexão faz o uso dos Provider Factories. Com isso, economizou-se bastante código, além de facilitar em muito a inclusão de novos providers de banco de dados para a utilização na referida classe.

Quando instalamos o Firebird Client, que é o provider do Firebird para o Framework 2.0, ao tentar utilizar o namespace Firebird.Data.FirebirdClient como provider em uma classe Factory, recebemos uma mensagem de erro de que o Provider Factory não foi encontrado ou mensagem de erro semelhante.

Isto acontece porque na instalação do FB Client, ele não coloca a entrada do provider na seção DbProviderFactories do arquivo machine.config do .NET Framework.

Para fazer tudo funcionar nos conformes, coloque a seguinte linha no arquivo machine.config (que no meu caso se localiza no diretório C:WindowsMicrosoft.NETFrameworkv2.0.50727CONFIG), na seção DbProviderFactories que por sua vez está na seção system.data:

<add name="Firebird Data Provider" invariant="FirebirdSql.Data.FirebirdClient" description="Firebird" type="FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FirebirdClientFactory, FirebirdSql.Data.FirebirdClient, Version=2.0.1.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=3750abcc3150b00c" />

Neste caso, utilizei a versão 2.0.1 do Firebird Data Provider. Caso você utilize outra versão, fique atento aos atributos Version e PublicKeyToken, pois eles variam conforme a compilação do Provider. Os outros atributos não se alteram.

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus