Imagine que você seja um administrador de infraestrutura (de acordo com as novas regras do "Manoel", tem ou não tem hífen, estou na dúvida hehe) e tenha um parque de, digamos, umas 100 máquinas, todas com o mesmo hardware e de repente um vírus o obriga a reinstalar todo o sistema, em todos esses PC's da sua rede.

Claro, como as boas práticas ditam, você deve ter uma imagem padrão do HD desta máquina "zerada" em algum backup, seja CD, DVD, storage, etc.

Quando eu trabalhava na Procuradoria Regional da República, usávamos um disquete de boot com os drivers da placa de rede e um client da rede Novel. Tudo via DOS :-)
Este disquete tinha o Norton Ghost, daí mapeávamos uma unidade de rede apontando para o servidor e restaurar essa imagem.

Imagine fazer isso em cada máquina...

Um bom tempo depois, precisando clonar um servidor e graças as maravilhas que o Código Aberto produzem derivadas do Kernel Linux, conheci o UDPCast.

O UDPCast é uma mini-distribuição Linux que tem a finalidade de copiar os dados de um HD inteiro, ou de uma partição, para uma outra máquina que esteja rodando o mesmo sistema em modo de escuta.

Ela pode ser obtida no endereço http://udpcast.linux.lu ,  onde você pode personalizar a sua distribuição com a inclusão de drivers de placas de rede e HD's. O bom é que dependendo, cabe até em um disquete.

O screencast a seguir mostra a utilização do UDPCast para realizar esta clonagem de máquinas. Você pode clonar uma, duas, três... várias máquinas AO MESMO TEMPO!!!

O screencast é dividido em duas partes, e sua duração total é de 17 minutos.

Boa aula :-)