Convertendo MIDI para WAV de forma simples e com qualidade total, usando o Winamp
Leonel Fraga de Oliveira 10/01/2009 00:00

Recentemente comprei um aparelho de videokê, modelo VMP 300D da RAF Electronics (em breve, uma análise do mesmo aqui no NM Tech), e como os DVD’s do mesmo custam o olho da cara (eu ainda não descobri como autorar um :( ), resolvi montar meus próprios CD’s utilizando o padrão CD+G (basicamente, um CD de áudio comum que utiliza um canal não utilizado na gravação de dados para colocar informações sobre gráficos, ou seja, a letra da música sincronizada) a partir de alguns arquivos .kar que tenho aqui.

Só que o programa de autoria de CD+G pede arquivos no formato wave (ele mesmo faz a conversão, mas não é muito prática), que então é sincronizada com a letra contida no .kar.

Pesquisei por programas que fazem a conversão direta de MIDI para WAVE, porém, nenhum teve resultado satisfatório, pois distorciam o som em determinadas notas musicais.

Olhando o Santo Google, descobri como fazer esta conversão através do Winamp, através de um plugin já conhecido de outras épocas, o Disk Writer. Tentava utilizá-lo sem sucesso, e aí descobri uma pequena configuração que ficou faltando.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Para o plugin Disk Writer escrever a saída do player de MIDI no Winamp, devemos alterar algumas configurações do plugin de entrada MIDI Player. Para isso, entre no menu Options -> Preferences, e na parte esquerda, no ramo Plugins selecione Input. No lado direito, selecione Nullsoft MIDI Player 3.17 [in_midi.dll] (ou o seu correspondente) com um duplo clique:

Preferências do Winamp (Entrada)

2. Nas configurações do plugin de entrada, selecione a aba Device e no combo-box Device selecione a opção Direct Music / Microsoft Synthesizer (with output) e dê OK.

Configuração MIDI do Winamp

3. Agora, vamos configurar o Winamp para escrever a saída de som em um arquivo wave no disco. No menu principal, selecione Options -> Preferences. No lado direito, o ramo Plugins, selecione Output, e do lado direito, selecione Nullsoft Disk Writer v2.14 (out_disk.dll) (ou o correspondente) com um duplo clique.

Preferências do Winamp (Saída)

4. O duplo clique dado na tela anterior irá abrir as opções de configuração da saída em disco. No grupo Output File Location, indique a pasta onde os arquivos serão salvos. Se o checkbox Enabled, no grupo Single File Mode for checado, uma playlist inteira será salva como um único arquivo wave. Também lá pode ser especificado o formato do arquivo e seu nome.

Configuração do Nullsoft Disk Writer

5. Para configurarmos o formato (qualidade) do arquivo WAV a ser gerado, marcamos o checkbox Convert To Format e clicamos no botão abaixo, para defimirmos a qualidade do arquivo. Na situação que eu mencionei, o mesmo deve ser formato PCM, taxa de amostragem de 44,1 KHz, 16 bits, Estéreo, que corresponde ao formato de CD.

Configuração do formato do arquivo

Dê OK, feche a tela anterior, e coloque a sua playlist para tocar.

Uma desvantagem desse processo, especificamente no caso de MIDI, é que o arquivo é lido pelo Winamp como se estivéssemos ouvindo, ou seja, ele toca o arquivo inteiro, e com isso, o tempo de conversão será o tempo da playlist.

Mas em compensação, a qualidade será total.

Um abraço a todos! :)

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus