Recentemente comprei um aparelho de videokê, modelo VMP 300D da RAF Electronics (em breve, uma análise do mesmo aqui no NM Tech), e como os DVDs do mesmo custam o olho da cara (eu ainda não descobri como autorar um :( ), resolvi montar meus próprios CDs utilizando o padrão CD+G (basicamente, um CD de áudio comum que utiliza um canal não utilizado na gravação de dados para colocar informações sobre gráficos, ou seja, a letra da música sincronizada) a partir de alguns arquivos .kar que tenho aqui.
Só que o programa de autoria de CD+G pede arquivos no formato wave (ele mesmo faz a conversão, mas não é muito prática), que então é sincronizada com a letra contida no .kar.
Pesquisei por programas que fazem a conversão direta de MIDI para WAVE, porém, nenhum teve resultado satisfatório, pois distorciam o som em determinadas notas musicais.
Olhando o Santo Google, descobri como fazer esta conversão através do Winamp, através de um plugin já conhecido de outras épocas, o Disk Writer. Tentava utilizá-lo sem sucesso, e aí descobri uma pequena configuração que ficou faltando.
Vamos ao passo-a-passo:
1. Para o plugin Disk Writer escrever a saída do player de MIDI no Winamp, devemos alterar algumas configurações do plugin de entrada MIDI Player. Para isso, entre no menu Options -> Preferences, e na parte esquerda, no ramo Plugins selecione Input. No lado direito, selecione Nullsoft MIDI Player 3.17 [in_midi.dll] (ou o seu correspondente) com um duplo clique:
2. Nas configurações do plugin de entrada, selecione a aba Device e no combo-box Device selecione a opção Direct Music / Microsoft Synthesizer (with output) e dê OK.
3. Agora, vamos configurar o Winamp para escrever a saída de som em um arquivo wave no disco. No menu principal, selecione Options -> Preferences. No lado direito, o ramo Plugins, selecione Output, e do lado direito, selecione Nullsoft Disk Writer v2.14 (out_disk.dll) (ou o correspondente) com um duplo clique.
4. O duplo clique dado na tela anterior irá abrir as opções de configuração da saída em disco. No grupo Output File Location, indique a pasta onde os arquivos serão salvos. Se o checkbox Enabled, no grupo Single File Mode for checado, uma playlist inteira será salva como um único arquivo wave. Também lá pode ser especificado o formato do arquivo e seu nome.
5. Para configurarmos o formato (qualidade) do arquivo WAV a ser gerado, marcamos o checkbox Convert To Format e clicamos no botão abaixo, para defimirmos a qualidade do arquivo. Na situação que eu mencionei, o mesmo deve ser formato PCM, taxa de amostragem de 44,1 KHz, 16 bits, Estéreo, que corresponde ao formato de CD.
Dê OK, feche a tela anterior, e coloque a sua playlist para tocar.
Uma desvantagem desse processo, especificamente no caso de MIDI, é que o arquivo é lido pelo Winamp como se estivéssemos ouvindo, ou seja, ele toca o arquivo inteiro, e com isso, o tempo de conversão será o tempo da playlist.
Mas em compensação, a qualidade será total.
Um abraço a todos! :)