Streaming no N95 via WiFi utilizando o RealPlayer
Leonel Fraga de Oliveira 14/05/2008 23:08

Olá Pessoal! Quebrando um pouquinho as dicas de programação, hoje posto um tutorial que promete resolver o problema de muita gente que possui este maravilhoso smartphone da Nokia, realmente, faz juz ao nome "N", pois faz "N" coisas mesmo.

Youtube mobile em um Nokia N95

A situação é a seguinte: Você feliz da vida, com seu celular conectado à uma rede WiFi, entra no YouTube Mobile (por exemplo) pelo navegador nativo do aparelho. Pesquisa um vídeo legal no site, entra nele e clica no link "Watch Video" e o RealPlayer embutido no celular dá as caras. Eis que a conexão é feita e no celular aparece um popup com os dizeres "Carregando" e não enche nem um "tiquinho" da barra de progresso e em alguns segundos surge a mensagem "Impossível conectar ao servidor. Tempo limite da conexão esgotado" e com certeza começa a chingar: "P*, pela conexão da minha operadora funciona legal! E no WiFi a Internet (sites da web) vai de boa :-(".

Com qualquer link de streaming (pelo protocolo rtsp que o Real Player do N95 suporta) acontece a mesma coisa: Pela rede da operadora celular vai de boa, mas via WiFi não. E claro, sabemos bem que para quem não tem um plano ilimitado de dados, alguns videozinhos no YouTube Mobile ou qualquer streaming bem longo já são suficientes para estourar a conta (e esvaziar o nosso bolso). E com o WiFi não acontece isso, já que você vai ter o conforto de aproveitar a conexão banda-larga que está plugada na sua rede. Pesquisei pelo Google, e entrei em diversos fóruns (brasileiros e gringos por sinal), alguns resultados me levaram nos fóruns da Nokia, mandaram configurar os parâmetros do Streaming no N95, proxies e tal, mas nada de funcionar.

Eis que nuns dos "insights" da vida, me surge um pensamento: Qual é a diferença entre celular estar conectado à uma rede de pacotes (rede da operadora) ou a uma rede WLAN (WiFi)? R: Pela rede de pacotes, o celular está conectado DIRETAMENTE à Internet, ou seja, possui um endereço IP válido na rede e as portas não passam em um router/firewall, o que não acontece quando ele está conectado via WLAN, ou seja, ele está plugado em um router e não diretamente na Internet, possuindo um endereço IP local.

Como vocês devem saber, para alguns programas de compartilhamento (vide eMule, SoulSeek, entre outros) para funcionar em uma LAN é necessário redirecionar as portas (tanto TCP como UDP) que o programa utiliza para a máquina em que o programa em questão está rodando.

Daí fiz essa analogia com o funcionamento do RealPlayer do N95: Alguma coisa deve estar bloqueando as portas necessárias para o streaming ser realizado, já que algumas informações são obtidas via HTTP mesmo, porém o fluxo de dados é via protocolo rtsp e as portas devem estar bloqueadas no router.

Para este tutorial, irei utilizar o smartphone N95-1 (RM-159), com a versão 21.0.0.16 do Firmware e um roteador DLink DI-624 AirPlus Xtreme G. Mas o conceito é válido para qualquer roteador.

Configurando o seu Roteador:

A chave da solução consiste em colocar a interface WLAN do N95 na zona desmilitarizada (DMZ) da rede, ou seja, expor a interface WLAN do celular diretamente na Internet sem a proteção de um firewall e tradução NAT, com todas as portas passando por ele.

Mas tem um porém: Para colocar uma interface de rede na DMZ, precisamos saber o endereço IP da mesma, e quando conectamos o N95, o mesmo ganha um IP via servidor DHCP do roteador, e este pode designar um IP diferente a cada conexão.

Primeiro, vamos mandar o servidor DHCP do roteador designar o MESMO IP em todas as conexões. Isto é feito utilizando o MAC Address da iinterface WLAN do N95.

Siga os passos:

  • Anote o MAC Address da interface WLAN do celular. Ele pode ser encontrado na etiqueta no compartimento da bateria, acima do slot do SIM Card, com os dizeres WLAN: seguida do MAC.
    Localização do MAC Address no N95
  • Com um browser, entre na interface administrativa do router, e nela, vá até a aba Home e clique na opção DHCP, a última no lado esquerdo da tela.
  • Certifique-se de que o servidor DHCP esteja habilitado e veja a faixa de IP que ele irá atribuir aos dispositivos da rede, por exemplo, de 100 até 199 (minha rede, por exemplo, é do tipo 192.168.0.x).
  • Na seção Static DHCP, em Name coloque um nome sugestivo, tipo "Meu N95", em IP coloque um número que se encontra na faixa de IP que o DHCP pode servir, por exemplo, 100. Então, toda vez que o celular se conectar na rede, ele ficará com o IP 192.168.0.100.
  • Em MAC Address, coloque o MAC Address da interface WLAN do seu N95.
  • Marque a opção "Enabled".
  • Clique no botão Apply e espere o roteador ser reiniciado.
    Configurando o DHCP Estático

Pronto, o que fizemos acima foi atribuir um IP fixo para o celular, ou seja, a cada vez que ele se conecta na rede, receberá o mesmo IP.

Agora, no roteador, clique na aba "Advanced" e em seguida na opção DMZ, no lado esquerdo. Selecione a opção Enabled, e em IP Address, coloque o IP atribuído para o celular (no meu caso, 192.168.0.100). Clique em Apply.

Certifique-se de que o firewall está liberando as portas da WAN para a LAN.

Com isso, a configuração no roteador está concluída.

Configurando a DMZ

Configurando seu N95:

Primeiro, configure o ponto de acesso correspondente à sua conexão WiFi no celular: Na tela de espera, clique sobre o aplicativo de pesquisa automática de WLAN. Caso ele encontre mais de uma rede, selecione a opção Procurar WLAN para mostrar a lista de rede. Achou seu ponto de acesso na lista? Então clique sobre ele, informe a chave criptográfica se necessário, e entre em um site da Web. Com isso, o ponto de acesso está configurado.

Selecionando a WLAN no N95

Agora, precisamos configurar o RealPlayer para que quando for solicitado a abertura de um link streaming, ele utilize a conexão WiFi ao invés do pacote de dados da sua operadora: Pressione o botão Menu, selecione Ferramentas -> Config -> Aplicativos -> RealPlayer -> Streaming. Selecione a opção Rede e clique na opção "Ponto de Acesso Padrão" e selecione o ponto de acesso da sua rede WiFi. Deixe Tempo Online na opção "Sem Limite", e os valores utilizados nas opções Porta UDP mais baixa e Porta UDP mais alta configure em 1024 e 65535, respecitivamente. As configurações avançadas (acessíveis clicando em Opções -> Configs. Avançadas na tela de configurações do RealPlayer) podem ser deixadas na padrão. Feitas as configurações, acione o botão Voltar para ir à tela anterior.

Na opção Proxy, em Usar Proxy deixei a opção como "SIM", Endereço do Proxy como vazio (Nenhum) e a porta em 1091.

Configurações do Real Player no N95

Com isso, configuramos o RealPlayer do N95 com a conexão WiFi.

Agora, entre no YouTube Mobile, ache um video legal, clique no Watch e seja feliz (claro, se o o pessoal do YouTube codificou direitinho o vídeo para 3GP) :-)

Vídeo rodando no N95

Também fiz o teste com uma rádio online que transmite sobre o protocolo rtsp e funcionou: rtsp://streaming.rte.ie/redundant/1516.rm

Abraços a todos!!!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus