#?????????2018 - O post sobre as Eleições 2018
Leonel Fraga de Oliveira 16/09/2018 23:06

Fala galera, beleza (by Auto Super hehe)?

Estamos a menos de um mês do evento mais esperado aqui em Banânia: as eleições presidenciais de 2018.

Depois do impeachment da então presidente Dilma Rousseff muito se falava em como seriam as eleições neste ano. Na verdade desde 2013 o Brasil anda extremamente polarizado, tornando as discussões políticas em campo de batalha. De um lado um líder político preso e do outro uma opção autoritária.

Como sempre faço aqui vou falar um pouco sobre os candidatos e declarar minha intenção de voto, mas antes de irmos para o assunto, vou resumir as minhas opiniões sobre o modelo de Estado que quero:

- O Estado é um dos agentes fundamentais para o desenvolvimento de um país. Algumas empresas estratégicas deverão continuar estatais, como a Petrobrás, os Correios, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil (este já é de economia mista). Embora eu defenda que o mercado deve ser livre (e isto já está em nossa Constituição), o Estado deve intervir para coibir abusos.

- Educação é o pilar fundamental para o crescimento da sociedade. Esta deve ser gratuita e de excelente qualidade, a ponto das classes mais altas preferirem matricular seus filhos na escola pública. Claro que não defendo a extinção de escolas particulares, as mesmas poderão ser procuradas pelas pessoas que querem algo MUITO específico como um ensino religioso.

Indo um pouco além nesse assunto, já que falei em ensino religioso, a escola pública deve ser laica. Portanto sou contra o ensino religioso nas mesmas (lembra sobre os fins específicos da escola particular que exemplifiquei logo acima?), e também deve ensinar sobre a diversidade de coisas que temos em nosso país e no mundo, como respeitar todas as etnias, as diversas formas de relacionamento entre as pessoas, formar o senso crítico nas pessoas.

Sim, acho que você entendeu corretamente quando eu disse ".diversas formas de relacionamento entre as pessoas.". É exatamente sobre sexualidade e suas nuances. Não é sobre sexo ou relações sexuais, e sim INFORMAR que relações homoafetivas são mais normais do que aparentam ser. É aprender que existe para respeitar e ser respeitado.

- Saúde também deve ser de qualidade e gratuita. Embora o SUS tenha seus problemas ele é referência sobre sistema de saúde em algumas partes do mundo. Sabe aquele candidato que levou uma facada? Se não fosse o pronto-atendimento feito por um hospital que atende pelo SUS ele já estaria no colo do Capeta.

- Segurança: Este é um grande quesito em que mesmo eu tendo posições esquerdistas discordo do que a esquerda prega. As penas deverão ser mais duras e também apoio a redução da maioridade penal. Para crimes leves eu acredito que o criminoso possa se reabilitar, mas para casos de assassinato, estupro e corrupção não acredito que tenha conserto. Isso embora eu seja religioso!

Claro que NUNCA seremos atendidos em 100% do nosso pensamento por um grupo de candidatos. Mesmo eu pertencendo a um campo político (esquerda, no caso) não concordo com boa parte da cartilha. Portanto, é necessário definir quais são as prioridades a serem atendidas e abrir mão ou relevar itens que ideologicamente eu sou contra, mas o meu candidato é a favor.

Como a escolha se dará pelo "menos pior", seguem alguns critérios:

- Ser de centro-esquerda

- Não apelar para identitarismo: Embora seja importante a luta de grupos minoritários para terem seus direitos respeitados, ficar fazendo recorte de TUDO por etnia, gênero e opção sexual é extremamente chato. Por exemplo em caso de assassinato: independente de cor de pele, gênero ou opção sexual é um crime que foi cometido e o criminoso deve ser punido. A "turma da lacração" faz com que as pessoas moderadas tenham repulsa às causas justamente pela insistência de recortar tudo pelo identitarismo. Para isso uso a seguinte afirmativa: a soma das lutas identitárias NÃO anseiam 100% da população. Portanto, quero um candidato que pense quais são os anseios comuns a todas as parcelas da população.

Agora, vamos as opiniões sobre os principais candidatos a presidente:

- Jair Bolsonaro (PSL): Bolsie dispensa apresentações. É conhecido por suas declarações racistas, misóginas e homofóbicas. Quer resolver tudo na violência. Em 27 anos (VINTE E SETE F*CKING ANOS) só conseguiu aprovar 2 projetos, não fez NADA para seu domicílio eleitoral, o Rio de Janeiro. E outra, tem gente mais chata que os bolsominions? (spoiler: tem tão chatos quanto).

- João Amoêdo (NOVO): Este é o legítimo representante da plutocracia brasileira. Prega o Estado Mínimo, onde o Mercado irá resolver os problemas da nação. Sobre saúde e educação, as ideias dele vão exatamente contra o que eu penso. E pior que já há "novominions"! E é deveras interessante a treta entre bolsominions e novominions!

- Geraldo Alckmin (PSDB): O Picolé de Chuchu e seu partido PSDB estão há anos governando o Estado de São Paulo e o que tivemos: Merendão, Trensalão, Crise Hídrica, RouboAnel. E o pior que os quadros deste partido são inimputáveis, vide Aécio Neves. Bem, claro que em meio a roubalheira também tiveram coisas boas, como a modernização da CPTM (ao custo do Trensalão). Chuchu é outro representante da plutocracia.

- Guilherme Boulos (PSOL): Este é o mais à esquerda dos partidos relevantes, porém o identitarismo é forte no PSOL. Pena que o PSOL nestas eleições virou linha auxiliar do PT.

- Marina Silva (REDE): Só aparece de 4 em 4 anos, não acho que seja páreo para os demais.

- Fernando Haddad (PT):  Por que o PT, já sabendo que Lulla não pode concorrer por estar no X por corrupção, não definiu Haddad como seu candidato logo no começo? Acho que essa p*taria foi mais prejudicial ao PT. Embora tenha sido um bom prefeito para Sâo Paulo (em contraste ao prefake Dória - falaremos dele mais tarde), ser poste do Lulla não creio que seja bom negócio. O PT deveria trabalhar em procurar outras lideranças.

- Ciro Gomes (PDT): De todos os relevantes, acho o menos pior. Mesmo com o temperamento explosivo (eu também tenho, não o julgo por isso) e uma proposta para lá de populista como a de tirar o nome de todos os brasileiros do SPC. Meu voto para presidente é dele.

E se Ciro não for no segundo turno, o que esperar mesmo? Vamos às possibilidades então:

- Esquerda x Direita: esquerda
- Esquerda x Esquerda: segue os critérios acima, por ex: Ciro x Haddad -> Ciro
- Direita x Direita: voto anti-Bolsie, se o inonimável for para o segundo turno. Caso contrário, o "mais à esquerda", por ex: Amoêdo x Chuchu -> Chuchu.

E quanto a senadores e deputados?

Para senador, Eduardo Suplicy. O outro ainda não defini. Para deputados vai voto de legenda mesmo. Em um partido de centro-esquerda ou esquerda, claro :)

E para governador?

Se para presidente já está difícil, imagine para o governador, no meu caso de São Paulo!

O PSDB já está há 24 anos no poder, não é atoa que o estado é chamado por muitos de Tucanistão. Os coxinhas não dizem que devemos ter alternância de poder (o que eu concordo)? Este caso também se encaixa, não?

Portanto, o voto será anti-Dória. Pode ser até mesmo no Paulo Skaf, do MDB, partido do Vampirão Temer. Creio que dificilmente em São Paulo um candidato de esquerda ganharia o pleito.

Dória ganhou de lavada as eleições para prefeito da cidade de São Paulo, levando no primeiro turno. Porém em quantidade absoluta de votos perdeu para nulos e brancos. Sua gestão foi um desastre, ficou só um ano, por isso é chamado de PREFAKE, junção de Prefeito Fake, falso.

Bem, é isso o que eu tenho para falar de política. No Facebook nenhuma palavra sobre o assunto, o ambiente é tóxico demais. Dou meus pitacos no Twitter.

E para você que ainda não entendeu, a saída é pela esquerda :P.

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens