O que é ser famoso? Ser bastante conhecido, seja por seus feitos positivos quanto pelos aspectos negativos, mas mesmo assim o conceito de fama não é absoluto.

O que Cristiano Araújo e Taylor Swift possuem em comum, para mim?

Na quinta-feira, 24/06, o cantor sertanejo Cristiano Araújo e sua namorada Allana de Moraes faleceram em um acidente de carro, ocorrido na BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás.

O retornamento (morte, na linguagem da Tenrikyo) devido a um acidente é mais doloroso do que por doença, eu acho. Na doença, o psicológico das pessoas em volta já vai se preparando durante o decorrer dela, enquanto no acidente é tudo repentino. As vítimas do acidente eram muito jovens: Cristiano tinha 29 anos, enquanto Allana, 19.

As redes sociais ficaram divididas: os fãs do cantor choram a perda, a RGT ficou o dia inteiro falando sobre ele, chegando ao ponto de cancelar a Sessão da Tarde, enquanto algumas pessoas dizem não saber quem é Cristiano Araújo.

Fiquei no segundo grupo. Até ontem, eu não sabia mesmo quem era o cantor.

Um comentário no site “Manual do Usuário” levantou a questão do título desta postagem, e indicou duas reportagens, a saber:

- http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2015/06/1647506-morte-de-cristiano-araujo-expoe-abismo-cultural.shtml

- http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/25/cultura/1435186419_653347.html

O Brasil possui uma diversidade cultural bem grande. Até mesmo dentro de um Estado há várias nuances culturais, então algo que é conhecido em uma região (interior, capital, litoral) é totalmente desconhecida em outra, e isso, meus amigos, é normal.

O artigo do El Pais chega ao ponto de associar as desigualdades sociais com o consumo de cultura. Isso tem alguma coisa a ver, mas não é a questão fundamental, pois a música sertaneja contemporânea toca tanto nas baladas mais requintadas quanto nos carros com som no talo da periferia, o que torna esse gênero muito popular independente da classe social.

A questão é mais de gosto pessoal mesmo. Eu não curto música sertaneja, as vezes chego a tocar esse estilo em festas por motivos profissionais (minha face DJ é versátil, mas nem por isso meu gosto pessoal é tão eclético assim ;)), porém não vivo o dia-a-dia do sertanejo, então não me ligo em quais as músicas são mais famosas, e principalmente quais artistas sertanejos estão mais em evidência.

Cristiano Araújo é famoso, mas para quem curte música sertaneja e nas regiões que ele fazia shows com mais frequência, como o estado de Goiás, bem dizer o berço do sertanejo.

Artistas que eu gosto, como a DJ Eli Iwasa, DJ Adriano Roveri, produtores de música eletrônica e afins são famosos, porém a mesma regra se aplica: perante o grupo que acompanha música eletrônica e principalmente os estilos que eles tocam, podendo ser desconhecidos de grande parte das pessoas.

Quer outro exemplo de artista popular, este internacional, que eu conheci somente por causas de “brigas”, e ainda por cima por assuntos relacionados com tecnologia? Taylor Swift.

Nos EUA ela vende milhões de cópias de suas músicas, está no topo das paradas, possui vídeo no YouTube com quase 1 bilhão de visualizações, mas somente tomei conhecimento da moça após pipocar nos sites de tecnologia (Gizmodo, MeioBit, MacMagazine) a briga dela com o serviço de streaming Spotify, e mais recentemente com o Apple Music.

Talvez eu tenha ouvido uma música dela em uma rádio, mas nunca conseguiria ligar a música à cantora, mas o fato é que tomei conhecimento do nome por notícias não relacionadas diretamente ao seu trabalho.

Há, claro, personalidades que são sim famosas na sua forma mais absoluta, ou seja, conhecida por praticamente TODO o mundo: o presidente dos EUA Barack Obama, o papa Francisco, atores como Leonardo Di Caprio, a modelo Gisele Bündchen, cantores como Madonna, entre outros.

Portanto, o conceito de “ser famoso”, a “abrangência da fama” depende de algumas variáveis, como local e gosto pessoal de quem idolatra. Por causa disso reações como a ocorrida na perda de Cristiano Araújo (quem é esse cara a ponto da RGT cancelar a Sessão da Tarde?) são normais, mas devido ao alcance das redes sociais no século XXI essa discussão sobre se ele é famoso ou não ficou bem acalorada.