Originalmente publicado em 29/08/2013
Última Revisão em 16/10/2015

Hoje em dia as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outras) são o meio de comunicação mais utilizado no mundo. Nelas adicionamos contatos de diversas origens: familiares, amigos, conhecidos, artistas que gostamos, blogueiros que costumamos ler, pretendentes a “peguete”, enfim, uma infinidade de pessoas.

Em muitas ocasiões a pessoa que adicionamos comporta-se diferente do meio em que a conhecemos. Isso pode causar uma certa, digamos assim, decepção por parte de quem adiciona. “Poxa, fulano se comporta assim assado no blog e fala algumas coisas “sem noção” no Twitter”. Pois é, isso é uma realidade.

Muitas pessoas que não me conhecem pessoalmente chegam até as minhas redes via meus blogs NeoMatrix Tech e NeoMatrix Light, pedindo algum suporte referente a algum artigo que postei e me adicionam. Legal, gosto de conhecer pessoas diferentes e eu aceito de muito bom grado o seu contato, se você tem alguma dúvida, quer criticar, dar sugestões ou mesmo bater um papo não hesite em me contatar, afinal, minhas redes estão linkadas aí para isso, né!

Mas durante um insight que tive, tive a ideia de fazer este pequeno “guia” sobre o que você deve saber ANTES de me adicionar aos seus contatos em uma rede social. No NM Tech, por exemplo, tenho uma postura mais séria, porém ela muda um tanto no Facebook e no Twitter. Vamos lá.

  • Importantíssimo, antes de começar pra valer: Os links para as redes estão no final desta postagem e no cabeçalho da página (ou no rodapé...), e ao me procurar direto pelo chat do Facebook, saiba que eu raramente olho a caixa "Others" do Messenger (as mensagens de não-amigos caem nesse limbo), portanto posso demorar muito ao responder uma mensagem. Antes de me adicionar ao seu rol de amigos/seguidores, caso seu contato seja apenas de natureza pontual em relação a qualquer artigo dos blogs, primeiro tente tirar sua dúvida pela caixa de comentários do post em questão, pois eu recebo notificações por email dos comentários que são escritos na página, portanto eu irei responder mais rápido.

    Além disso, a sua dúvida pode ser a dúvida de outros usuários. Não importa se o post é antigo, eu tiro a sua dúvida se ela estiver ao meu alcance. Veja o post sobre "quebra" para tirar carta de motorista, que é BEM antigo e ainda em pleno 2015 comentam bastante nele!

  • Como todo ser humano, posto minhas frustrações nas redes sociais. Paixões platônicas não correspondidas, trabalho deveras complicado, trânsito ruim… Esta é uma forma que uso para me expressar. Exagero as vezes (principalmente em assuntos do coração), obviamente.

  • Quando vou à balada e estou sozinho, costumo fazer oversharing (postar bastante sobre o assunto): Como a balada está, se está edificante (= garotas bonitas e sensuais), a música que está tocando, se o som está legal, se o DJ sambou em alguma virada, se está uma merda eu falo também…

  • Futebol: Caso você não torça para o São Paulo Futebol Clube, o meu Tricolor Paulista, me aguente falar mal dos outros times, principalmente o Corinthians: Vou chamar o time (o TIME, não a torcida, visto que tenho amigos corinthianos, palmeirenses, santistas…) de gambazada, galinhada ou similares; chamarei o vosso estádio de Galinhão, Gambazão, Isentão, Privadão do Kassab e outros apelidos que lembrem que o mesmo foi construído às custas do contribuinte paulistano. A graça do futebol está na zoeira. Chamei o seu time de gambá, porco, sardinha? Ué, você não chama o SPFC de Bambi?

  • Música: Falo bastante de artistas que gosto. Se já me acompanha nas redes, sabe que falo e MUITO da DJ Eli Iwasa (pausa para suspiros), que é o meu sonho de consumo uma artista que sou fã. Acho ela bonita, altamente edificante e muitíssimo competente como DJ. Quando tem jig dela aqui em Sampa, claro que vou comentar sobre. Também falo de outros artistas que gosto, como o DJ Adriano Roveri, também sobre os estilos musicais que ouço e toco, e claro, também sobre os que eu acho que deveriam estar na privada e puxar a descarga, como aquilo que chamam de Funk Carioca. Sertanejo também não é a minha praia, mas dependendo, dá para aguentar. E sim, você vai me ver falando sobre DJing, afinal, esse é um de meus hobbies e quero me profissionalizar na área.

  • Política: Falo mal do PT e do PSDB, principalmente do segundo. Ambos são farinha do mesmo saco. Falo tanto de tucanalhas como de petralhas. Sou apartidário, me considero de centro-esquerda, confesso que votei no Fernando Haddad para a prefeitura de SP somente para o Serra perder. Ultimamente a minha opinião é que devemos jogar uma bomba lá em Brasília, lá está a quadrilha de maior poder no Brasil. Até deputado CONDENADO E PRESO continua com mandato!

    E ultimamente falo mais mal do PSDB para balancear as opiniões políticas NO MEU feed, pois normalmente as críticas que aparecem na minha timeline são contra o PT (maldita polarização, como se só existissem esses dois partidos, fora o em cima do muro do PMDB). Para você que possui o pensamento binário: eu NÃO defendo o PT.

  • Adendo ao item anterior: só reforcando, minha posição é centro-ESQUERDA. Você pode ter orientação de direita, ser hidrófobo, só enxergar corrupção apenas de um lado que não vou recusar seu pedido para entrar em minhas redes, e nem excluí-lo por conta disso, porém não sou obrigado a ver opiniões raivosas no meu feed, e portanto me reservo ao direito de não seguir suas postagens, ocultá-las do meu feed e se dependendo dos comentários que fizer nos meus posts, ocultar posts futuros, ou seja, você pode não ver certas postagens minhas no seu feed. E pode ficar sussa, eu não vou ficar stalkeando seu perfil e nem comentar nada.

    Eu normalmente não respondo mais comentários daqueles que considero raivosos... não vale a pena a discussão. Isso, eu deixo no vácuo mesmo.

  • Religião: Minha religião é a Tenrikyo. Eu não tenho o costume de converter ninguém, cada um segue aquilo que quer. A única coisa que não gosto nessa seara é de igrejas como a Universal e daquelas que seguem a tal Teologia da Prosperidade, visto que normalmente essas igrejas servem apenas para locupletar seus líderes em detrimento dos trouxas fiéis que as frequentam.

  • Tecnologia: Claro, como eu tenho um blog relacionado com o assunto é claro que falo de tecnologia nas minhas redes! Programação, sistemas operacionais, negócios relacionados, enfim, você vai me ver falando sobre o assunto. E deixando claro que não sou fanboy de nenhuma empresa.

  • As vezes politicamente incorreto: Mesmo que uma opinião minha seja controversa, não vou mudá-la só por causa da praga do politicamente correto.
  • LEIÃO, Serto, Jênio e outros quetais: Se já me acompanham no Twitter ou no FB, notaram que quando eu anuncio um post em meus blogs o faço começando com "LEIÃO", escrito assim mesmo em caixa alta e terminado em "ÃO" em vez de "AM". EU sei que a conjugação verbal correta é "LEIAM"; escrevo dessa forma justamente para chamar a sua atenção. O "serto" significa "certo mas errado". Não entendeu? Algo está errado e o "serto" serve justamente para ironizar, assim como o "jênio", onde na verdade chamo o cara de "gênio com J de Jumento".

  • Mulheres altamente edificantes: Ao navegar internet afora, é inevitável que eu me depare com fotos, ensaios fotográficos, cosplays, etc. de mulheres que eu ache bonita e compartilhe a imagem. Quando a pose é, digamos assim, mais sensual, sinalizo o post com NSFW (Not Safe For Work) que é exatamente para ter cuidado ao abrir. Mas fique despreocupado, pois pornografia eu não posto. Claro, posso comentar de algum filme e tal, mas postar fotos pr0n não. E também as fotos são mais de pessoas públicas, artistas, cosplayers etc, NUNCA de amigas/colegas minhas.

Acho que esses são os pontos principais que você deve saber a meu respeito. Mas no fundo, sou bonzinho, podem adicionar sem medo hehehehe.

Caso você queira, acompanhe-me!

  • Twitter: @leonelfraga (faça um test-drive por aqui, veja se sou aquilo que você espera mesmo. Não espere follow-back.)
  • Facebook: Leonel Fraga (Leo) (quase tudo o que escrevo no Twitter, ecoa aqui. Tem algumas coisas exclusivas. Caso queira fazer um test-drive, utilize a função “Seguir” em vez de adicionar como amigo diretamente).
  • Instagram: leonelfraga (aqui tem algumas fotos que tiro no meu cotidiano, inclusive as clássicas fotos de comida). Também não espere follow-back.
  • Mixcloud: DJ Leonel Fraga (quer ouvir o meu lado DJ? Entre aqui e ouça alguns sets disponibilizados. Também acessível na tag Podcasts do NeoMatrix Light).
  • Google Plus: Leonel Fraga de Oliveira (não costumo usar muito…)
Ah sim... se vier em qualquer uma das redes, venha para ficar. Se mesmo depois desses avisos ainda estiver em dúvida, melhor não entrar. Caso queira apenas um contato esporádico, utilize a caixa de comentários do blog ou mande um email.

É isso aí!