Concurso Beat & Beauty - Minhas impressões e notas para as DJanes
Leonel Fraga de Oliveira 18/06/2013 23:17

É, meus queridos! O bicho tá pegando em todo o Brasil, o povo saiu às ruas para pedir melhorias para a Nação. Enquanto os noticiários e redes sociais estão fervendo de notícias e comentários sobre as manifestações (e no NM Light também, no post anterior), que tal falarmos agora de algo diferente? Música, para ser o mais exato. Mas mesmo assim não estamos livres das polêmicas, me acompanhem no raciocínio abaixo ;)

Logo do Beat & Beauty

O site OMG, do portal Yahoo, está promovendo o concurso “Beat & Beauty”, que tem por finalidade eleger “a DJ Nº 1 do Brasil”. Possui 10 candidatas, que foram selecionadas pelo produtor musical DeepLick e a DJ Taty Aguiar. As candidatas foram as DJs: Carla Schwiderski, Däi Ferreira, Dot Larissa, Ingrid, Juliana Lopes, Lara Luz, Lika Marques, Thais Pio, Thricie e Van Storck.

O concurso já está em sua reta final, terminando no dia 27 do corrente mês (27/06/2013), e as finalistas são Dot Larissa e Däi Ferreira.

É deveras interessante o mecanismo de votação do concurso, em que o “eleitor” pode votar por 10 (dez) vezes durante o dia. Só que não… Já divaguei sobre esse tipo de sistema lá no NeoMatrix Tech. Embora o site seja todo bonitinho, é ordinário, não passa credibilidade a um usuário mais experiente, dá margens de dúvidas sobre o concurso, e quem pode pagar o pato por uma imagem negativa são as participantes.

E também, eleger a “Melhor DJ do Brasil” é muita pretenção, não é? Cada pessoa tem seus critérios para avaliar a beleza das DJanes, a preferência musical, a presença de palco na cabine, etc. São critérios muito subjetivos. Até os charts de revistas especializadas em música eletrônica não tem unanimidade! São diversos os motivos, um “top 100” pago não seria novidade.

Dá para avaliar tecnicamente? Sim, com certeza! Basta ouvir os dois mini-sets de cada uma das candidatas no SoundCloud do concurso, e verificar a coerência do setlist apresentado e as técnicas de mixagem: efeitos, viradas no tempo correto, essas coisas. Eu fiz isso, e mostrarei uma planilha com a minha avaliação hehe.

Considerando a melhor DJ no escopo do concurso, vamos falar sobre os sets, enfim, sobre música!

Em sua grande maioria, as DJs tocaram house/dance music comercial, desses que tocam nas rádios e nas baladas por aí. Alguns sets se destacaram mais por tocar estilos fora do mainstream, como deep house e techno. E até teve hip-hop e set com vários estilos misturados.

Todas as DJs fizeram o arroz-com-feijão na hora de virar, e não houve a utililização de efeitos. Eu senti a falta de um flanger, de um delay…

E a parte “Beauty” do concurso?

Claro que eu avaliei a edificância das  moças, né!

Para avaliar este quesito, olhei as fotos no site. Ao vivo (não pessoalmente, só de ver tocar), só conheço uma das candidatas (e mesmo assim não aliviei nas notas).

Bem, vamos a minha planilha de notas.

Planilha de notas para as DJanes concorrentes do Beat & Beauty

Bem, os critérios da minha avaliação estão claros na planilha. Edificância e Setlist são conceitos subjetivos, embora o segundo tenha uma parte objetiva que é a coerência do set. Mixagem também tem esse mix de objetivo e subjetivo: embora a virada possa ser feita com perfeição no que diz respeito ao tempo musical, se as músicas não combinarem ela não vai empolgar tanto o ouvinte.

Bem, se quiserm conferir por vocês mesmos, visitem os links que indiquei no post, lá estão o local onde você pode ler sobre o concurso e votar, e ouvir os sets.

- Beat & Beauty Home Page

- SoundCloud Beat & Beauty

Mesmo com todas as controvérsias que um concurso desses proporciona, boa sorte às finalistas.

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens