Resenha: CD Entourage vol. 1 by DJ Eli Iwasa
Leonel Fraga de Oliveira 24/04/2013 23:30

Para um artista do ramo da música, o lançamento do primeiro CD é um marco. Embora hoje temos muitos meios rápidos de se distribuir música, o lançamento de um álbum é como o nascimento de um filho, já que você como artista acompanha todo (ou quase) o processo de produção/gestação. E o ápice do sentimento vem quando ele ganha os ouvidos de quem acompanha seu trabalho.

A Entourage é uma agência de conteúdo artístico conhecida pela produção da Kaballah Festival, uma das mais famosas festas rave do Brasil, e tem em seu cast DJs como Mau Mau, Mandraks, Murphy, Renato Cohen, entre muitos outros, e claro, a DJ Eli Iwasa, de quem quero falar um pouquinho antes de falar do CD propriamente dito.

Conheci o trabalho da DJ Eli Iwasa na balada nikkei (da comunidade japonesa) Mega Festa, ocorrida em 28/01/2012, portanto, não faz tanto tempo assim.

Flyer da Mega Festa de 28/01/2012, onde vi a DJ Eli Iwasa pela primeira vez

Desde quando vi o line-up da Mega daquele dia, visto o meu gosto por mulheres orientais (e isso é de conhecimento público :) ), fiquei super interessado em ver uma DJ japa nas carrapetas. Claro, achei-a muito bonita, altamente edificante, coisa e tal. Beleza, queria ver uma mulher bonita tocando, ok, nada de anormal, afinal muitos “cuecas” ficam “atiçados” quando vêem uma moça bonita, certo?

E claro, como meu lado DJ já era forte na ocasião, perguntei-me: Que estilos a Eli toca? Bora correr para o Youtube e assistir a alguns clipes, e depois ler um pouco mais a respeito dela e constatar que o estilo predominante é Techno e suas vertentes, como Minimal, deep, tech-house e demais. Opa!!! Aí sim, músicas que fogem do chamado “mainstream”, que dificilmente toca nas rádios. Do jeito que eu gosto!

Enfim chegou a festa, e lá pelas 1:30/2:00 após de um set de progressive psytrance do DJ Cogu a Eli assume as carrapetas e meus amigos… como essa mina toca bem! Viradas perfeitas, construção do set muito boa, som envolvente, boa empatia com a pista, respondendo com um gesto ou um sorriso ao nosso feedback. Tinha somente uns “gatos pingados” na pista, já que o público daquela balada prefere sons mais comerciais, mas o que importa, estava ouvindo o tipo de música que eu gosto e a atração que eu queria ver naquela festa.

Depois dessa festa, pensei que somente a veria uma única vez. Ledo engano: no carnaval do mesmo ano, fui a Ubatuba com alguns amigos, e qual não foi a surpresa onde em um flyer da “Balada 180º” mostrava a Eli Iwasa no line-up da festa? Claro que fui ver, né!

Depois disso sempre quando posso vou às gigs onde ela toca aqui em Sampa. Acho que depois da Mara Maravilha, que gostava muito na infância, e de um hiato na adolescência, a DJ Eli Iwasa é a artista de quem mais comento com os amigos (pessoalmente ou nas redes sociais) e sinto certa idoladria, vamos dizer assim (claro, não chega ao ponto da idolatria que o blogueiro Carlos Cardoso sente pela atriz Luciana Vendramini hehe). Resumindo: ou seja, mesmo com pouco tempo de conhecido, virei fã da DJ. E de nada adiantaria ser uma mulher bonita e tocasse mal. Tanto a beleza, quanto o bom gosto musical e as suas técnicas de DJing me fizeram virar fã.

Rasgação de seda à parte, vamos falar finalmente do CD Entourage vol. 1 by DJ Eli Iwasa, né!

Desde quando a Eli falou de gravar um CD, estava ansioso para adquirí-lo, comprar mesmo. E quando finalmente saiu, li que em vez de ser vendido ele seria um CD promocional da agência, sendo distribuído nas festas promovidas pela Entourage.

E quando foi anunciada a festa no Clash Club, em São Paulo – SP, óbvio que eu estava lá, desde o começo da festa (pra dizer a verdade, abri a balada), ouvi o fodástico warm-up pelo DJ RDT, e às 1:30 foi a vez da Eli tocar. E meu amigo, que set foi aquele! Um techno muito viajante, com uma boa surpresa a cada virada, e que viradas perfeitas, onde nem se percebe a passagem de uma música para outra. E faltando um pouquinho ela distribuiu o CD para o público. Óbvio que eu estava lá na frente, desde o comecinho do set dela e peguei a minha cópia \0/!!!

O CD é uma compilação mixada pela Eli de artistas nacionais e internacionais agenciados pela Entourage, com 14 músicas ao todo. Como a própria Eli diz, ele representa a evolução de seu próprio set. De fato, o CD começa com pegada leve, fica um rítmo mais viajante e fica mais enérgico ao final.

E você ainda acha que o Brasil não produz música eletrônica de qualidade? Prepare-se para cair do cavalo: Com faixas de artistas como Mau Mau, Renato Cohen, Ulisses Nunes, André Sobota, o dueto Pe & Ban, e o projeto Bleeping Sauce, da dupla Click Box e com participação da Eli, temos sons que não devem em NADA para os gringos. E não fica devendo nada já tem um bom tempo, só alguns ainda não perceberam isso.

E como não pode deixar de ser, as viradas são perfeitas, harmônicas, precisas.

Só tenho uma única observação a fazer, mas ela se refere mais ao processo de gravação: Embora tenha 14 músicas, o set inteiro veio em uma única faixa do CD em vez de faixas separadas sem intervalo, para não ter silêncio entre as viradas. Lembra da série Metrotech lá nos anos 90? Eram CDs mixados, porém com a separação de faixas no momento em que termina a intro da música que está sendo virada no momento. Tá certo que ao ouvir uma faixa individual em um set mixado perde-se a magia da virada, mas vai que gostamos de uma música em especial e ficar com o dedo no botão de avançar não é nada produtivo…

Vejam a capa e a contra-capa do CD:

Capa e contra-capa do CD Entourage vol. 1 by Eli Iwasa

Quer o seu? Não adianta pedir aqui nos comentários: para conseguir um, fique atento à agenda da Eli Iwasa pelo Facebook, Twitter, ou outro meio de comunicação. Lá tem as datas das festas onde o CD é distribuído. E vale muito a pena ir nas festas, pois além de ganhar um CD você estará prestigiando os artistas (sim, o DJ é um artista) que estão nas carrapetas, além de ouvir um som muito legal, sozinho ou com seus amigos. Claro, eu já fiz um “ripping” para poder colocar nos meus dispositivos móveis (iPod, iPhone, iPad, Galaxy SIII) e pendrive para ouvir no carro e preservar a mídia original Alegre.

Links interessantes:

- Facebook Eli Iwasa

- Twitter @eliiwasa

Para finalizar eu, ou melhor, a Eli, tem um presente: a primeira hora do set gravado na festa de lançamento em São Paulo – SP, no Clash Club dia 19/04/2013, e eu conferi-o AO VIVO!

Eli Iwasa @ Clash Club April ’13 by eli_iwasa

Divirtam-se!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens