O que os “vida-loka” tem na cabeça? Eles não aprendem mesmo!
Leonel Fraga de Oliveira 22/05/2012 22:03
Trânsito de SP

Que o trânsito de São Paulo é violento é indiscutível, mas há algumas categorias de condutores que se sobressaem em desrespeito às normas de trânsito.

Existem sem-noção em TODAS as categorias, mas uma que particularmente me irrita são os motociclistas. Embora a moto seja um veículo muito prático, os seus condutores não devem ter a noção do quanto essa praticidade pode ser perigosa.

Semana passada (entre os dias 14/05 e 18/05) presenciei dois acidentes envolvendo moto: um na Anhaia Melo e outro na Rodovia Ayrton Senna. Ainda bem que não houve vítimas, e os envolvidos não tiveram lesões, pelo que pude constatar. No acidente da Ayrton Senna, um motociclista vinha pelo corredor em alta velocidade, enquanto os carros não andavam a mais de 30 km/h. Eis que uma outra moto estava mudando de faixa e deu apenas um “totozinho” na outra que vinha correndo e o resultado todos já devem saber.

Uma que é PROIBIDO moto andar pelo corredor, não é? Quando um carro quer mudar de faixa e tem considerável espaço, mas de repente uma moto vem em velocidade pelo corredor e mal aparece no retrovisor, pois está justamente no ponto cego e você não consegue mudar de pista. Isso quando não causa um acidente.

Outra coisa que é irritante (o que MAIS me irrita) é a buzina das motos. Ah, aquele “PIIIIIII PIIIIIIII PIIIIIIII” no seu ouvido SEM NECESSIDADE. Primeiro que o trânsito está PARADO, não há como abrir espaço. Mesmo assim os vida-loka insistem com a buzina.

E esse comportamento típico dos motoboys acontece até na estrada. E mesmo com muito espaço na faixa ainda insiste com o corredor querendo abrir caminho.

Ah, e quando os motociclistas, em vias de pista única com mais de uma mão, cortam você pela esquerda só que INVADINDO A CONTRAMÃO, em vias de bairro? Claro, carro também o faz (esse tipo de ultrapassagem onde é proibido), mas esse tipo de coisa é mais comum com moto.

Eu entendo que é a forma de se chegar mais rápido em casa, mas a segurança (do motociclista e do motorista) vai pro espaço! Quando dirigimos, seja em qualquer veículo, não estamos dirigindo apenas para nós mesmos. Será que mesmo com os constantes acidentes, grande parte provocado pela própria imprudência dos motociclistas, eles não mudam seus hábitos de direção?

As vezes quando estou no trânsito pesado penso em comprar uma moto e tirar habilitação categ. A. Mas quando constato que moto é muito mais perigoso que carro eu desisto da ideia.

Ah se eu fosse um marronzinho… o que eu ia passar a caneta nesses caras (e em alguns “categorias B, C, D, E…”), não ia sobrar talão de multa.

Motociclistas (e motoristas também), sejam mais conscientes!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens