Um dos canais mais aguardados dos últimos tempos na TV por assinatura já se encontra em todas as operadoras “grandes”. Sky, Net, Claro TV e Telefônica TV Digital (será que esta vai se chamar Vivo também?) já possuem em sua grade o canal Fox Sports.

Logo Fox Sports

Desde o dia 25/02/2012 o Fox Sports está no Brasil, começando pelas pequenas operadoras de TV por assinatura e com um produto que colorados, santistas, vascaínos e tricolores-das-laranjeiras desejavam e muito: os jogos da Taça Santander Libertadores da América na TV. A Fox Sports é a detentora dos direitos desta competição, que o meu Tricolor e o Santos ganharam por três vezes. Corinthianos e flamenguistas puderam, enquanto a Fox Sports não estava nas grandes, assistir aos jogos transmitidos pela TV Globo.

Foi um impasse a entrada da Fox Sports nas grandes operadoras. Os assinantes enchiam a caixa de comentários das postagens nos perfis institucionais das operadoras com comentários do tipo “Cadê o Fox Sports?”. Primeiro veio a Telefônica, depois a Sky, e por último Net (essa inclusive tem o canal HD) e Claro TV.

Beleza, agora que o “FS” já está lá, todo mundo está feliz , né?

Bem, podemos assistir aos jogos da Liberta e mais alguns outros campeonatos, mas as transmissões deixam um pouco a desejar. Não só pelo cast de narradores e comentaristas, que ainda estão meio “tímidos” (olha quem fala de timidez hehe), e ainda mais contratando o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, persona não grata por muitos times, como comentarista?

E no aspecto técnico também. Eu assino Sky, portanto, por enquanto tenho apenas o canal em SD (Standard Definition, 480p ou 480i), e vez ou outra o canal transmite os eventos em proporção 4:3, deixando duas faixas pretas na lateral da tela. Isso em plena era de TVs widescreen, padrão 16:9.

E durante as transmissões 4:3 a imagem tem um aspecto, digamos, borrado. Parece que eles redimensionam a imagem sem respeitar a proporção. Se compararmos com as transmissões da SporTV ou da ESPN, mesmo em SD, as últimas dão um show (comparar os canais HD é covardia, e eu também nem poderia, pois minha operadora não tem o FS HD).
Eu estava assistindo a um jogo da Liga das Américas (de basquete) no FS, e se eu for comparar com uma transmissão da NCAA (a liga universitária estadunidense de basquete) ou até mesmo com uma transmissão de Rugby em um estádio pra lá de tosco, a imagem da ESPN é bem melhor. Em 16:9 e bem legível.

Como disseram em um comentário em um post de 02/04/2012, na página do Fox Sports Brasil no Facebook, que ilustra bem a questão:

A minha sensação, agora que tive os canais Fox Sports (HD e SD) liberados e pude assistir um pouco, é a daquele cara que sempre sonhou em pegar aquela gostosa que mudou para perto da sua casa e, depois que pega ela, conclui que ela nao era essa coisa toda que aparentava ser.

E é bem isso mesmo. Todo mundo queria, chegou, e ainda não é tudo isso.

Um abraço a todos!!!