Leo# PsyCast #1 – Remixado e reimaginado
Leonel Fraga de Oliveira 30/08/2010 23:03
Logo NeoMatrix Light Podcasts

O “Leo# PSYCAST #1” foi o meu primeiríssimo podcast, originalmente publicado em 07/08/2008.

Naquela época eu nem sabia os meandros da arte da mixagem, mas mesmo assim baixei um software de DJ, a versão básica do UltraMixer e fiquei brincando com ela um bom tempo.

A “técnica” que eu usava para “mixar”? Simplesmente contando o tempo (em segundos, já que eu nem imaginava o que seria uma barra e um compasso) do break da música que estava para sair, com a intro da música a entrar, escrevendo esse tempo num Notepad da vida e abrindo o crossfader quando o indicador de tempo restante chegava na marca (eu tb não sabia o que eram cue points :)).

Ajustar o “pitch*” e fazer beatmatching? WTF?

Se vocês baixarem o set original e ouvirem, vai notar como as viradas ficaram toscas hehe.

Já no segundo podcast de psytrance (o terceiro na ordem geral) as viradas sairam melhores, embora tenham sido “na cagada”: usando a mesma “técnica”, porém como os breaks e intros do setlist não tinham bateria, nem mexi no botão de pitch.

Hoje os tempos são outros, eu fiz um curso para DJ e hoje em dia estou utilizando o software Traktor Scratch Pro em substituição ao Virtual DJ (eu uso o VDJ no netbook, pois ele tem uma skin que se ajusta na tela pequena e o Traktor é um pouco pesado pra ele :( ) com uma controladora MIDI BCD 3000 e digo, agora sim eu sei as técnicas de mixagem e pretendo aperfeiçoar cada vez mais.

Então, nada melhor que dar uma repaginada naquele set que foi a minha porta de entrada na arte de DJing.

O setlist é o mesmo em relação ao anterior, porém troquei versões de 3 músicas e elas foram reordenadas segundo o critério de mixagem harmônica, em ordem crescente da chave numérica da nota base de cada música.

Então, meus queridos, vamos ao que interessa!

1. Fatali – Danish Paradise
2. Skazi feat. Infected Mushroom – I Wish
3. Electric Universe – The Prayer
4. Wizzy Noise – Congee
5. Astral Projection – Electric Blue
6. Astrix vs. John 00 Fleming – 3rd Time Lucky
7. Wizzy Noise feat. John 00 Fleming – Endelehia
8. Total Eclipse feat. Juno Reactor – Samurai

Tipo: MP3
Duração / Tamanho: 58:06 (mm : ss) / 66,4 MB
Bitrate / Samplerate: 160 Kbps / 44,1 KHz

Baixe agora: Leo# (Sharp) PsyCast 1 Rebirth (Release 2010)

Um abraço e boa vibe!

*No jargão DJ, pitch se refere ao controle de velocidade da música, medida em batidas por minuto (o famoso BPM). Porém, pitch, literalmente, quer dizer tom. A velocidade em si, é chamada de Tempo. O que acontece é que tempo e tom são intimamente relacionados. Pegue uma música, aumente a sua velocidade e note que o tom fica mais agudo, assim como se diminuirmos o tempo, o tom fica mais grave.
Para evitar este efeito, os CDJ’s e softwares de mixagem contam com uma função chamada Master Tempo (ou em alguns casos, principalmente nos softwares de mixagem, é também chamada de Key Lock), onde ao alterar a velocidade (tempo) da música, o tom (pitch) não se altera.

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens