Isto é o que eu chamo de LOCUPLETAÇÃO!
Leonel Fraga de Oliveira 28/03/2010 15:07

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

locupletação | s.f.: ato ou efeito de locupletar.

locupletar | v. tr. e pron.: 1. Tornar ou tornar-se rico (enriquecer) / 2. Tornar ou ficar completamente cheio (saciado).

O verbo locupletar é geralmente usado na voz reflexiva, onde o sujeito da oração faz e sofre a ação do verbo. Por isso, além de um verbo transitivo, ele é pronominal.

Se você já reparou bem, seja lendo o NeoMatrix Light ou até mesmo ouvindo os NeoMatrix Sessions, verá que eu faço o uso constante desta palavra da língua portuguesa, principalmente usando o sentido de saciar-se.

Quer ver? Veja só o slogan que adotei para o podcast musical NeoMatrix Sessions:

Este é o NeoMatrix Sessions, a sua fonte de locupletação com boa música.

Isso siginifica que, pelo menos sob o meu ponto de vista, ouvindo o NeoMatrix Sessions você irá saciar-se, matar a sua vontade de ouvir uma boa música.

Em um dos meus tweets ou até mesmo em mensagem pessoal de mensageiros instantâneos eu já cheguei a escrever que “gostaria de locupletar-me com o aroma de…”  (não vou dizer o resto aqui para não me denunciar hehe). Quando um colega meu inquiriu-me sobre a frase, expliquei para ele o significado desta abstração: estar ao lado de uma certa pessoa, saciar o meu desejo de estar ao lado dela. Ele me respondeu que ficou impressionado com tamanha semântica na construção da frase. Realmente, eu devo ter fumado “algo do bão” para montar tamanha abstração :P .

Conheci o verbete locupletação no Blog do Paulinho, um blog que trata a princípio de esportes, notadamente os podres da diretoria do Corinthians. Dizem que este blog é patrocinado pelo conselheiro Antônio Roque Citadini, mas isso não vem ao mérito deste texto.

Nele o verbo locupletar é utilizado no sentido de enriquecer, geralmente de maneira ilícita. Quer um exemplo recente? (Fonte: A Difícil Luta de Beluzzo – Blog do Paulinho)

Admitiu pressões que o levaram a contratar um daqueles que vive de se locupletar no esporte, discípulo do que há de pior, o treinador Antonio Carlos Zago.

De tanto ler essa palavra acabei ficando com ela na cabeça, e queria em algum momento utilizá-la com o sentido que fiquei conhecendo. E o fiz neste post do NeoMatrix Light, onde falo sobre a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil, onde disse que estes eventos servirão para enriquecer donos de construtoras, cartolas, entre outras pessoas, tudo isso devido ao já folclórico superfaturamento de obras.

A partir daí o verbo locupletar se tornou presença quase que frequente aqui no blog e no meu vocabulário.

Quero locupletar-me…

Quero locupletar-me com as coisas boas da vida, seja com um som agradável nos meus ouvidos, uma bela visão em meus olhos, um aroma agradável ao meu nariz, conversando com meus amigos, com a minha família, ficar ao lado pessoa que gosto, ficar ao lado das pessoas que gostam de mim…

Será que eu consigo? :)

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens