Pássaros no Céu

Essa semana foi um tanto corrida para o NeoMatrix Light e para o NeoMatrix Tech.

Como você pode ver, o site está de cara nova, e as alterações não foram somente na parte visual e no domínio, em que o nome dos blogs está após o leonelfraga.com.

Os sites antigos estavam hospedados no Blogger, serviço de blogs gratuítos do Google, porém com um domínio personalizado. O Blogger é uma boa casa sim, mas agora resolvi galgar mais um degrau na “profissionalização” dos meus blogs.

Coloquei-os em hospedagem própria na plataforma WordPress, e dessa forma, ganho um maior controle sobre praticamente todos os aspectos do blog, já que o WordPress é de código aberto e gratuíto, além de seu painel de controle ser muito poderoso. E o WordPress é muito extensível, mesmo não sabendo muito de PHP e das API’s do WP.

Além disso, tirando a estrutura de permalinks “amigáveis” que não funcionou aqui na Locaweb (algumas páginas davam erro 404 sendo que ela existe), o site fica mais amigável a SEO (aka o Google e outros mecanismos de busca acham mais fácil hehe), e achei que ficou até mais rápido de carregar. Sim, o HTML ficou mais limpo!

TODAS as postagens do site antigo estão aqui, você não perdeu NADA! Quem lê via feed, já estava sendo transferido desde as primeiras etapas da migração, a mudança foi transparente (bastou mudar o endereço de origem do feed no FeedBurner ;) ).

Somente fiz a burrice de apagar os posts do NeoMatrix Light antigo (DEPOIS de migrar todos os posts com sucesso, claro). Hoje (09/03/2010) achei um método para redirecionar do Blogger (onde estava) para o site WordPress através do título da página (já que como falei antes, os permalinks personalizados não rolaram), que apliquei com sucesso ao NeoMatrix Tech. Restaurei o domínio do NeoMatrix Light e apliquei o script lá, se bem que só vai adiantar caso entre na homepage.

Mas migrar o NeoMatrix Light foi “mamão com açúcar”, a importação automática do WordPress funcionou normalmente, importando todos os posts e comentários. Somente o template que me deu um pouco de trabalho para fazer a adequação ao que eu queria.

Já o NeoMatrix Tech foi PUNK! Me deu um p*ta trabalho para migrar. Somente não consegui migrar os comentários. Vou entrar em detalhes dessa migração no NeoMatrix Tech, ela vai render bons posts lá, até envolveu uma aplicaçãozinha em C#!!!

Enfim, sintam-se à vontade na nova casa do NeoMatrix!