Ano novo, BBB novo também.

É, o Twitter vai bombar agora no BBB!

Em sua décima edição, que irá ao ar a partir de 12 de Janeiro de 2010, o programa Big BosterBrother Brasil, da Rede Bobo Globo de Televisão trará como participantes pessoas famosas através da Web, mais especificamente pessoas cuja fama foi adquirida com um perfil no Twitter.

Sendo um dos fenômenos da chamada Web 2.0, onde um dos significados deste termo denota produção de conteúdo pelos usuários, colaboração, entre outras coisas, o Twitter criou algumas (sub)celebridades, pessoas que ganharam notoriedade na mídia tradicional, seja pelo lado bom ou pelo lado ruim.

Tessália Serighelli, a Twittess: EU PEGAVA!!!

Uma dessas participantes, e por sinal a mais famosa (e criticada) de todas é a publicitária Tessália Serighelli, a Twittess.

Twittess é famosa na rede por fazer o uso de scripts (programas que turbinam o número de seguidores do Twitter).

Aumentou consideravelmente seus seguidores simplesmente pelo princípio da reciprocidade, aquela história de “eu sigo quem me segue”, e não pela qualidade do que posta. Colocou os bots para trabalharem e deixou que o princípio da reciprocidade fizesse o seu trabalho.

Ah, e você acha que a Twittess participou do processo de seleção como milhares de pobres mortais que enviaram seus vídeos pagando micomostrando o porque devem ir para o BBB?

Que nada! Ela, assim como outros, foram CONVIDADOS pela produção do programa (aka Boninho, que inclusive confirmou isso) para participarem.

Eu acho que esse fato derruba ainda mais a (pouca) credibilidade do programa, no que tange ao vencedor.

Não só nesta edição do BBB, assim como nas anteriores, as pessoas que participaram não eram totalmente desconhecidas do público: tinham poucos “pobres mortais” assim como nós.

Programas como o extinto “Casa dos Artistas” e “A Fazenda” são mais “transparentes” nesse quesito, pois as emissoras que os fizeram falaram explicitamente que se tratavam de artistas, e claro, os mesmos são convidados a participarem, não há um processo de seleção, e não como no BBB, onde as pessoas perdem tempo são iludidas com a esperança de participarem do programa.

Confesso que eu olho um pouquinho de BBB, não vou falar “ah, não assisto por tal motivo”, o faço mais para ver mulher gostosasaber o que se passa na TV quando não há nada de interessante para assistir, afinal, estaremos sendo bombardeados com BBB por todos os lados, seja jornal, TV, internet, ou seja, não dá para escapar.

Ah sim, torcerei para que a Tessalia saia logo e pose para a Playboy não torcerei por nenhum participante e muito menos gastarei meu rico dinheirinho votando nos paredões…

Um abraço!