Olimpíadas no Rio em 2016, e Copa em 2014 no Brasil: Olhando por todos os lados
Leonel Fraga de Oliveira 02/10/2009 23:08
Arcos Rio 2016

Nesses últimos anos, é inegável que o Brasil está tendo grande projeção internacional.

Como disse o nosso Presidente da República, o Lula, a Crise Econônica Mundial, que foi um tsunami em outros países, principalmente nos EUA, por aqui, não digo que foi uma marolinha, mas os efeitos não foram TÃO devastadores.

No ramo esportivo, que é o objetivo deste post, a maior projeção foi conquistada hoje, com a vitória da candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, e anteriormente, a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014

A escolha do RJ para sede das Olimpíadas de 2016

Em sua terceira tentativa, a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas venceu a candidatura da cidade de Madri (na Espanha, não em Cingapura como alguns blogueiros colocaram aí hehe), por 66 votos a 32, o que poderíamos chamar de uma lavada!

E antes disso, ainda derrotamos as cidades de Chicago, que inclusive contou com o apoio do homem mais poderoso do mundoBarack Obama, presidente dos EUA, o que por si só já era motivo de grande expectativa por parte de quem acompanhou a votação (sim, o lobby foi grande!); e da cidade de Tóquio, no Japão.

Interessante é que mesmo com o forte lobby que Obama proporcionava à candidatura de Chicago, ela foi a primeira a ser eliminada da disputa! Isso merece um CHUPA OBAMA!!! Mas, nos EUA, haviam muitas pessoas que eram contra a realização de uma olimpíada lá.

Lula, no discurso de apresentação da candidatura do Rio de Janeiro, adotou uma postura que exaltava o caráter inédito de uma Olimpíada na América do Sul, que NUNCA tinha recebido um evento deste porte.

Tanto que ele falou:

"Entre as dez maiores economias do mundo, somos os únicos que não sediaram a Olimpíada. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada, mas para nós será uma oportunidade sem igual. O desafio do COI é expandir os Jogos para novos lugares, de acender a pira olímpica em um país tropical"

E ainda mais, não só o Brasil faz parte disso:

"Essa candidatura não é só nossa, mas é da América do Sul. Um continente que nunca sediou uma Olimpíada. Está na hora de corrigir isso".

Nesses pontos, eu acho uma boa idéia um evento deste porte aqui no Brasil: recursos naturais para os turistas se divertirem não faltam, durante os anos que antecedem a Copa do Mundo e as Olimpíadas irá circular bastante grana por aqui, seremos centro de atenções, é um incentivo para investir em áreas como transporte público de qualidade, hospitais, demais itens de infraestrutura…

Europa, Oceania, América do Norte, e recentemente a Ásia já sediaram tanto Olimpíadas quanto Copa do Mundo. O Brasil, lá em 1950, já sediou uma Copa do Mundo também, mas hoje em dia este evento está muito maior (em todos os sentidos, seja grana, projeção mundial, etc) e esta vai ser a primeira prova de fogo do nosso País a sediar um evento de grande porte.

Não falo dos Jogos Panamericanos, pois estes, como o próprio nome diz, é mais “restrito” às Américas mesmo.

Acho uma grande oportunidade para o nosso Brasil crescer ainda mais, pois como eu falei, é um motivo que “força” investimentos nas mais diversas áreas.

Copa no Brasil 2014

Mas, como nem tudo são flores, eu também acompanho diversas postagens de pessoas que são contra à realização destes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) no Brasil, e o motivo alegado, é que eles somente servirão para a locupletação (depois de ler muito essa palavra no Blog do Paulinho, sempre quis usar ela hehe) de membros dos comitês organizadores, donos de empreiteiras, e a fonte desta locupletação é o dinheiro público.

Concordo que aqui no Brasil quando se fala que algo custa X na verdade acaba saíndo por 5X ou até mais, tudo isso graças ao nosso “jeitinho”, o fato dos caras que tem o poder abusarem da Lei de Gérson, porém cabe a nós fiscalizar e protestar perante a algum abuso. Principalmente protestar nas urnas.

Concordo em partes que os políticos de hoje em dia são tudo farinha do mesmo saco, exceções são poucas nesse meio e difícil de serem garimpadas, pois para muitos a política é um antro de corrupção, e quem entra bom, sai mau, porém ainda acho que um cara “forte” estará por vir. Só não sei quando…

O Presidente Lula

Tá certo que aqui ainda faltam muitas coisas: transporte público de qualidade, mais metrô e trem, hospitais, policiamento mais eficiente, bandidos PRESOS, e em caso de crimes hediondos MORTOS (sim, em casos de crimes hediondos E comprovados, sou sim a favor da pena de morte), e principalmente EDUCAÇÃO, que é a base de tudo.

Por que se tem dinheiro para construir estádios, tem dinheiro também para melhorar tudo isso, bastando força de vontade.

E espero também que não tenhamos um desempenho pífio no quadro de medalhas. A EDUCAÇÃO aí é fundamental: além de formar um cidadão consciente, é a chance de se formar novos atletas. Dando TODAS as condições (psicológicas, infraestrutura, etc) para que ele possa representar nosso País, assim como um César Cielo (que treina fora), Fernando Pessoa, as meninas e os caras do Vôlei, Torben Grael, entre outros esportistas que nos representam lá fora.

Agora que já estão confirmadíssimas a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, dois grandes eventos em um intervalo de apenas dois anos, resta-nos torcer para que possamos dar uma bela festa ao mundo, e fiscalizar os nossos políticos para que não cometam excessos e nem se locupletem com a nossa grana, e torcer para que isto impulsione o desenvolvimento de nosso País.

Lula, dessa vez tenho que concordar com o Obama: você realmente é o cara!

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens