Undokai da Tenrikyo 2009 (Gincana Poliesportiva)
Leonel Fraga de Oliveira 30/08/2009 20:53

Hoje (30/08/2009) foi realizado de forma magnífica o Undokai da Igreja Tenrikyo do Brasil, regional São Paulo, no Bunkyo de Mogi das Cruzes – SP, cerca de 40 km de São Paulo.

Undokai Tenrikyo

Me reuni com o pessoal da minha igreja (São Paulo Shinyu) às 6:30 da manhã, e lá ficamos conversando, participamos da oração da manhã e esperamos o ônibus chegar.

Fui com minha mãe de carro, e assim que o busão chegou na igreja, o pessoal embarcou e seguimos viagem. O ônibus foi buscar outro pessoal na Penha e em Guarulhos, porém eu segui diretamente para Mogi, via Av. Marechal Tito, e Henrique Eroles (o antigo caminho São Paulo-Rio).

O caminho foi tranquilo, peguei um pouco de neblina em Suzano e na entrada de Mogi das Cruzes, mas assim que entrei no caminho para a Avenida Japão, o sol se abriu e manteve assim o dia todo.

Chegamos por volta das 08:30, o pessoal ainda estava chegando e as coisas estavam sendo arrumadas.

Enquanto não começava, o que aconteceu às 9:30, fiquei tirando fotos das dependências do Bunkyo (como vocês poderão conferir no slideshow e acessando o meu Picasa :) ).

Undokai Tenrikyo

Nove e meia da manhã, começa a cerimônia de abertura. Com as palavras dos presidentes do Bunkyo de Mogi, dos Reverendos responsáveis pela organização, da leitura das palavras enviadas pelo Primaz do Brasil Yuji Murata, e com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro e do hino Yorozuyo, tem-se início ao Undokai da Tenrikyo, Regional São Paulo, do ano de 2009.

Undokai Tenrikyo

Várias provas aconteceram, desde corrida, corrida com saco, pneus, obstáculos, maratona, e outras provas como “procura-se o noivo”, enfim, várias atividades para que possamos agradecer o nosso corpo emprestado por Deus Parens e para que possamos estreitar os nossos laços fraternais.

No horário do almoço, por volta de 12:00, tivemos a apresentação da banda Koteki da Regional São Paulo, e em seguida uma apresentação de dança, realizada pela Associação Feminina e Associação das Moças.

Após o almoço, mais provas, como Cabo de Guerra, Revezamento, entre outras.

Todos participaram animadamente das provas, sendo que o importante alí não era ganhar, e sim participar com o coração, agradecendo a Deus-Parens pelas graças recebidas. Estar vivo, poder participar deste evento e estreitar os laços de amizade foram os pontos chave deste Undokai, e assim é em todos os eventos da Tenrikyo.

Undokai Tenrikyo

Tanto as crianças, quanto os adolescentes, quanto os moços, quanto os mais velhos, de 0 a 80 anos brincaram nas provas com o espírito sincero, tendo o que chamamos de “espírito de uma criança três anos”: sinceridade, fazer as coisas e não dar bola para o que irá acontecer, seja cair, perder a prova, participar de tudo com alegria.

Chegando às 16:00, temos o encerramento do Undokai da Tenrikyo 2009, com as palavras das autoridades presentes e o recolhimento da bandeira, ao som da música Oyagamissama.

Após isso, fizemos o hinokishin para a limpeza do local, e todos voltaram para as suas casas.

Enfim, o dia de hoje foi maravilhoso, e Deus-Parens concedeu-nos a graça de um tempo muito bom, e a não ocorrência de incidentes no evento ou fora dele.

Vejam o slideshow com as fotos, e link para o álbum no Picasa

Obrigado, Deus-Parens e Oyassama por esse dia maravilhoso!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens