Parada Gay GLBT 2009
Leonel Fraga de Oliveira 13/06/2009 13:43

É, meu querido! Dia 14/06/2009, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, acontece mais uma Parada do Orgulho Gay (GLBT), um evento que só perde para a Fórmula 1 em arrecadação de grana.

Parada Gay na Paulista

Com um público estimado de mais de três milhões de pessoas (óbvio que não todas ao mesmo tempo na avenida, né?), a Parada Gay é um sucesso de público, tanto nacional quianto internacional. Sim, muitos gringos vem prestigiar a nossa Parada!

Eu nunca fui em uma, só sei pelo o que eu vejo na Internet ou na Televisão. Não tenho preconceito contra homossexuais, desde que não venham me dar uma cantada, pois meu negócio é mulher.

Lá no começo, quando eram realizadas as primeiras Paradas Gay no Brasil, o objetivo da Parada Gay era a de revindicar os direitos dos homossexuais e protestar contra a homofobia.

Hoje em dia este objetivo ficou meio que para trás, pois o povo só quer saber mesmo de um carnaval fora de época, com direito a muita pegação, como dizem por aí.

Vários trios elétricos, com diversos estilos musicais irão animar o desfile pela Avenida Paulista e arredores. Seria uma mega micareta aberta ao público aqui em Sampa?

Mas não é só a Parada Gay que marca estes dias não. Há vários eventos, tanto os mais “sérios” quanto às baladas temáticas sobre esse assunto.

Um exemplo de balada é a Freedom Festival, que irá ocorrer no dia 27/06 no Moinho Santo Antônio, promovida pela rádio Energia 97 e que tem como objetivo o público GLS.

Já tive uma oportunidade de passar um Reveillon em uma balada GLS, a Tunnel, a convite de uma amiga, porém uns outros amigos que “pipocaram” fizeram com que a gente mudasse nossos planos. Por mim, eu não teria nenhum problema de ir, ainda mais, que seria a primeira vez, pois tinha curiosidade de conhecer, expandindo os meus horizontes (calma, não é o que você pensou, meu negócio é mulher, e nem penso em mudar de time hehe).

Mas embora hoje em dia, como eu coloquei acima, a Parada Gay esteja mais para uma micareta do que um protesto, é uma oportunidade que os homossexuais tem de mostrar um pouco de seu mundo, embora que nesse período ele contenha os vários esteriótipos negativos do ponto de vista de nossa sociedade.

Um período para que eles possam mostrar que “existem”, para pedir ao mundo os seus direitos.

Veja por exemplo a polêmica do Casamento Gay. Nos Estados Unidos, vários estados de lá já permitem esta prática, contrariando os princípios de uma das religiões mais influentes no mundo, sobretudo aqui no Brasil.

Será que aqui no Brasil chegaremos ao ponto de aceitar com naturalidade um casamento homossexual feito pela Igreja Católica? Em outras religiões, eu já soube de casos em que um casamento homossexual, entre duas mulheres, foi realizado.

Mas para você que vai na Parada Gay no domingo, algumas recomendações para lá de óbvias: Se beber, não dirija, preferenciamente vá de metrô e use camisinha: Encape o bicho e corra para o abraço!

Links úteis:

  1. Associação da Parada GLBT de São Paulo: http://www.paradasp.org.br/
  2. Freedom Festival: http://www.97fm.com.br/extras/freedomfestival/
  3. Tunnel: http://www2.tunnel.com.br/

Um abraço!

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens