Viagem à Bauru, Festa da Revelação Divina, Tenri Matsuri e muito mais
Leonel Fraga de Oliveira 12/10/2008 23:46

Olá a todos! E aí, como vão, tudo beleza?

Hoje (12/10/2008) voltei de viagem, tinha ido à Bauru na sexta-feira para regressar ao Dendotyo, a sede missionária da Tenrikyo do Brasil.
Frequento (o trema tá morrendo mesmo né? hehehehe) a religião à 10 anos, e de vez em quando vou à Bauru para reverenciar no Serviço Sagrado da Sede.

Epecialmente neste mês, comemoramos a Revelação Divina, que é o dia, segundo a minha religião Tenrikyo, que Deus-Parens revelou-se ao mundo para salvar toda a humanidade e tomou Oyassama, Nossa Mãe, como Seu Sacrário. Este é o dia original da religião Tenrikyo.

Na sexta após o trampo, jantei e esperei o busão da excursão da minha regional (Penha), que levou-nos até Bauru. A viagem demorou em torno de cinco horas, chegamos lá às 2:00 da manhã. Chegando lá, fomos até o alojamento e descansamos.
A oração da manhã começou às 5:45 da matina. Oração feita, hora do café da manhã. Tinhamos que estar bem alimentados, o sábado iria ser de festa. E das grandes :)
Vou descrever os eventos na ordem em que ocorreram:

1. Assembléia Geral do Yonomotokai (Associação geral dos Fiéis) do Brasil

Nas assembléias do Yonomotokai, temos o Ensaio do Serviço Sagrado (Manabi) em que os fiéis escalados pelas respectivas regionais fazem a Dança das Mãos (Teodori) no Recinto de Reverência do Dendotyo, sendo um hino para cada regional. Minha regional, a regional Penha, ficou encarregada do Hino 10. Eu não fui escalado dessa vez, porém, faltando 1h para iniciar, fui escalado para fazer Surigane (gongo), um dos instrumentos sacros. Como não tenho tsutomegui (a roupa utilizada no Serviço), me emprestaram. Fomos, fizemos o manabi, ouvimos as palavras do Primaz Yuji Murata, encerrando a assembléia.
Realizar o Serviço Sagrado é uma coisa muito gratificante e revigorante. Afinal, ele é a base de tudo, da nossa comunicação com Deus.

Mas ainda não acabou as festividades do sábado :D

2. Encontro para Incentivo dos Jovens de Tenri

Organizado pelo Seinenkai do Brasil (Associação dos Moços, com idade entre 16~40 anos), e também ocorrendo no mundo todo, o encontro visa incentivar os jovens que seguem essa fé. Foram apresentados quatro vídeos, que falaram sobre as origens do seinenkai tanto do mundo como o do Brasil, suas atividades e relatos de experiência de fiéis. Também ouvimos a palestra do Rev. Tadashi Ota, condutor da Igreja São Paulo, contando suas experiências e também as palavras de um dos diretores do Seinenkai da Sede (no Japão), trazendo a mensagem de nosso Presidente Mundial, nosso Shimbashira-sama Rev. Zenji Nakayama (o líder espiritual da Tenrikyo).
Este encontro mostrou como é importante ter fé, que devemos ter nosso espírito determinado e alegre. Com isso, Deus-Parens realizará as graças.

3. 2º Tenri Matsuri

Após a oração da noite, foi realizado o segundo Festival Tenri (Tenri Matsuri), na Sede Recreativa da Tenrikyo (Recanto Tenri), uns 2 km do Dendotyo.
Lá havia várias barracas vendendo comidas típicas japonesas, como doces orientais, tempura, yakissoba, harumaki e muito mais, além de bebidas, pastéis, sorvete frito e outras coisas. Havia muita gente lá. Também tinha à venda camisetas da Tenrikyo, brincadeiras como pesca, e também tinha uma barraca em que você poderia saber mais sobre a Tenrikyo, receber aconselhamento espiritual, pedir para fazer o Sazuke e comprar alguns livros sobre a doutrina.
No palco, tivemos várias apresentações, como a banda Koteki (banda de flautas, composta majoritariamente por crianças), Brass Band, apresentações da regional de Curitiba (PR), que cantaram a música Kampai e samba (o pessoal de Curitiba sempre apresenta coisas nas festas da sede), Demonstração de shodô (escrita com o pincel), apresentação do Grupo de Taiko de Bauru (eles também sempre apresentam-se nas festas do Dendotyo, e ha cada japinha – e não só japinhas…- gata hehehe) e uma banda.

Esse Tenri Matsuri foi maior que o outro, que ocorreu na mesma época do ano passado, porém no estacionamento do Dendotyo. E particularmente, eu adoro apresentação de Taiko, ouvir o ritmo dos tambores batendo. É uma das coisas que eu mais adoro na cultura japonesa.
Que venham os próximos!!!

Esse foi o sábado. Bastante coisa para um dia só, não é? Mas é muito gratificante poder participar das atividades da igreja.

No domingo, houve o Serviço Sagrado Mensal, e como mencionei acima, um dia especial, pois comemoramos neste mês a Revelação Divina. O Serviço Mensal da Sede começa às 09:00, onde é feito o Serviço Sentado (Swari-Zutome) e em seguida a Dança das Mãos (Teodori), onde o pessoal do Serviço dança os doze hinos, divididos no Yorozuyo até o Hino 6 e do Hino 7 até o 12.
Depois dos hinos, teve a palestra em português do Rev. Condutor da Igreja Tucuruvi, que explanou sobre nossa mão, sobre a função de cada dedo, comparando-as com a nossa vida, por exemplo, que o dedo polegar representa Deus-Parens, que consegue tocar todos os dedos sem distinção, protegendo-os.
Após essa palestra, tivemos a palestra em japonês com tradução simultânea do Rev. Yuji Murata, Primaz do Dendotyo, que falou sobre a Revelação Divina, de como o nosso ensinamento é maravilhoso pois ele foi explicado tin-tin por tin-tin por sua fundadora, Miki Nakayama, Oyassama, Nossa Mãe, Sacrário de Deus-Parens, e falando que nenhum outro ensinamento teve isso, que eles foram passados por seus seguidores que relataram de geração em geração.
As palestras foram bem interessantes, achei. Elas vão sair no Jornal Tenri :)

Após terminar toda a cerimônia, fomos almoçar e por fim voltar para casa!

Subi as fotos que tirei para o Picasa, que vocês poderão conferir no slideshow abaixo. Logo posto os vídeos, já que o Youtube resolveu não coperar hoje :(

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

Arquivo de Postagens