O Windows já está bom para usar em DJing?
Leonel Fraga de Oliveira 16/05/2015 18:48

Muitos DJs hoje em dia utilizam laptop + controlador (seja usando o protocolo MIDI, ou toca-discos/CDJ com timecode) para tocar nas festas por aí, e em grande parte dos eventos vemos a famosa maçã da Apple na traseira do note.

Logo Windows 8

O hardware montado pela Apple e o sistema operacional Mac OS X formam uma dupla muito confiável para tocar. Hardware e software bem casados, difícil de travar, os protocolos multimídia utilizados para vídeo e/ou música já são nativos do sistema operacional, ou seja, não é necessária a instalação de programas de terceiros, grande parte dos programas de DJing/VJing e de produção musical funcionam melhor em Macs, entre outras coisas.

Mas falando de Brasil especificamente, comprar um Apple custa os olhos da cara, um rim, um pulmão, e aquilo mesmo que você está pensando. O Custo-Brasil (impostos, ganância, o papo de "já que tem quem pague, que os preços aumentem") é muito elevado, e você sabe, a maioria de nós não dispomos de recursos para investir em um hardware desses.

Então sobra os notebooks com o sistema operacional Windows, que são mais acessíveis e tem em uma infinidade de modelos, para todos os gostos e bolsos.

O sistema do Tio Bill (atualmente, do Tio Nadella) é conhecido por ser lento e travar demais. Realmente, as versões para desktop do Windows anteriores à XP (de 2001) eram terríveis. Mas vejá só: a plataforma PC é conhecido por ter arquitetura aberta, e o Windows precisa suportar grande variedade de hardware, que podem formar infinitas combinações, diferentemente da Apple onde a arquitetura é fechada (embora hoje utilize os mesmos componentes do PC, a Apple necessita suportar somente o hardware que ela escolhe para montar suas máquinas). Por causa dessa característica (de suportar N hardwares) do Windows, precisamos instalar diversos drivers de terceiros, e aí já viu: se uma VGA dá pau, o responsável por ela é a fabricante (NVidia, AMD, por exemplo) da placa, não a Microsoft.

O Windows Vista foi uma das grandes falhas da Microsoft. Lento, pesadão para as máquinas da época, cheio de bugs. Depois dele as coisas melhoram e muito com o Windows 7, de 2009. E finalmente, temos o Windows 8 / 8.1 e logo mais o Windows 10 já estará entre nós na sua versão definitiva.

Quando digo que à partir do Windows 7 as coisas melhoram, digo isso inclusive para os softwares de DJing (Traktor, Serato, Virtual DJ) que rodam sob esse sistema. Tendo uma máquina que ultrapassa os requisitos mínimos do software em questão, o sistema é bastante estável.

Se com o Win 7 melhorou, com o atual 8.1 ficou melhor ainda. Não tenho um setup de ponta, porém nos eventos que fiz com ele tanto hardware quanto software nunca me decepcionaram:

- Notebook Acer Aspire 4740 com processador Intel Core i3 (1ª geração) de 2,16 GHz, 3 GB de RAM, 250 GB de disco rígido (ainda mecânico, pretendo trocá-lo por um SSD de mesma capacidade), sistema Windows 8.1 de 64 bits.
- Controladora MIDI Behringer CMD Studio 4a (pretendo escrever um review dela, aguardem!).
- Programa de DJing: Traktor Scratch Pro 2.8.0 64 bits (até que enfim a Native Instruments tornou o Traktor uma aplicação de 64 bits nativa!).

Comprei esse note por volta de 2010 ou 2011, ou seja, ele tem seus 4 anos de estrada e me atende muito bem para DJing. Ele é um pouco lento por causa do HD mecânico, vejo máquinas deveras antigas com seus HDs sendo substituídos por SSDs e elas ganham vida nova, muito gás a mais.

Como qualquer coisa que você irá utilizar para trabalhar, deve saber como e principalmente O QUE comprar. Não custa estudar as especificações da máquina que será adquirida e, embora tenha como objetivo a economia, você comprará coisa boa e que não custe uma fortuna quanto um Apple.

Portanto, na minha opinião, o Windows 7 / 8 / 8.1 está sim (o Windows 10 Technical Preview eu não cheguei a testar, então não posso falar dele) pronto para ganhar as noites nas baladas e eventos. Pode ir para o sistema do Tio Nadella sem medo, a não ser que além de tocar, utilize um software ou dispositivo ESPECÍFICO para Mac, porque aí já é outra história...

Leonel Fraga de Oliveira Leonel Fraga de Oliveira é formado em Processamento de Dados na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP - 2002) e anteriormente em Técnico em Eletrônica, pela ETE Professor Aprígio Gonzaga (lá em 1999).
Atualmente trabalha como Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP
Tem como hobbies DJing (também trabalha como DJ freelancer) e ciclismo, além da manutenção dos sites NeoMatrix Light e NeoMatrix Tech.
Gosta de música eletrônica, tecnologia, cinema (super fã de Jornada nas Estrelas), gastronomia e outras coisas mais.


Compartilhe nas redes sociais

   

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus